Por Juscelino Simões
A Universidade Federal do Amazonas, por meio do Instituto de Ciências, Educação e Tecnologia de Itacoatiara (ICET/Ufam) realizou nesta segunda-feira, 19, a abertura da I Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados do Amazonas/ll Conferência de Ciência de Dados para Ciências Sociais.
Equpe Ascom/Ufam
A I Conferência é uma iniciativa entre pesquisadores da Ufam e da Universidade de Aveiro que, desde sua concepção, despertou o interesse e, posterior apoio de importantes entidades, tanto do campo acadêmico, como governamental, destacando-se, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) e do Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PLANAPP), ambas de Portugal.
A abertura oficial ocorreu na manhã desta segunda-feira, 19, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, presidiu a cerimônia de abertura, que contou a participação do reitor da Universidade de Aveiro, professor Paulo Jorge Ferreira, o coordenador do evento, professor do ICET, Idelbrando Ferreira Rodrigues, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, Márcia Perales Silva, e demais autoridades acadêmicas e políticas que compuseram a mesa de honra.
A conferência reúne palestrantes internacionais e nacionais oriundos de vários estados do Brasil, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra, ambos das áreas de ciências de dados e políticas públicas, que irão participar de seminários, workshops e painéis temáticos.
A Conferência ocorre até o dia 23, sendo os primeiros três dias aqui em Manaus, e os dois últimos, em Itacoatiara. Com este evento, pretende-se alcançar dois públicos distintos, sendo o primeiro formado pela comunidade acadêmica, e o segundo, por membros de órgãos governamentais dos dois países. Pretende-se criar um ambiente propício para a realização de negócios entre empresários, startups do setor de tecnologia no intuito de fomentar oportunidades de caráter técnico-científico. No âmbito das relações entre as Universidades promotoras do evento, espera-se consolidar as parcerias existentes e ampliar os termos de cooperação vigente.
Com relação ao evento o reitor Sylvio Puga destacou a importância da temática para o Amazonas. “É um evento importante para o estado do Amazonas. Os dados são globais e transitam em questão de segundos pelo mundo. Tem importância estratégica, e a iniciativa de fazer no estado do Amazonas um evento internacional com essa temática, além de ser pioneiro, mostra que cada vez mais nossos pesquisadores estão inseridos nesse tema. As duas universidades estão satisfeitas em realizar o evento”, concluiu.
Um acordo entre a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade de Aveiro de Portugal foi assinado no evento pelos reitores das duas instituições. “O acordo representa um instrumento técnico e legal para que as universidades através dos professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação possam fazer as diversas atividades que estão inseridas como: a mobilidade, intercâmbio, defesa de dissertação e tese. É uma múltipla gama de ações que estão inseridas no acordo e que vai permitir que as universidades possam trocar experiências e compartilhar saberes”, ressaltou o reitor da Ufam, Sylvio Puga.
O coordenador do evento, professor do ICET, Idelbrando Ferreira Rodrigues, ressaltou que o evento é uma oportunidade que a Universidade Federal do Amazonas oportuniza aos professores de complementarem sua formação. “O evento oportuniza aos professores a complementação de suas formações. O tema potencializa as informações sobre a ciência de dados aos participantes e que é um tema bem atual e interfere que transita em decisões políticas”, disse.
“O acordo diz respeito a ciências de dados e sua utilização em políticas públicas. Sabemos que hoje temos muitos dados de forma maciça e que são determinantes para as decisões políticas. Sobre o evento quero dizer que fiquei impressionado pela recepção que estou tendo aqui. O evento tem características importantes porque discute as decisões políticas a partir de acessos a esses métodos. É importante termos classes políticas que façam políticas para a próxima geração e não para a próxima eleição”, afirmou o reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira.
O discente do curso de Engenharia Sanitária do ICET, Elton dos Santos Araújo, afirmou que a Conferência é de grande importância, não só para as pessoas da área acadêmica, mas também para a sociedade em geral. “A Conferência é de grande importância, não só para a comunidade acadêmica, mas também para a sociedade em geral porque une os conhecimentos científicos e os problemas que temos na sociedade”, destacou.