FOTOS: Antônio Lima/SecomBrincadeiras lúdicas, visitas guiadas, teatro, músicas e a alegria do público infantil marcaram o Festival de Férias 2023, que se estendeu por 18 dias com atrações gratuitas nos espaços culturais. Na sexta-feira e sábado (27 e 28/01), as atividades aconteceram no Palacete Provincial, praça Heliodoro Balbi, Centro. A atração que encerra a temporada é o espetáculo “Bertoldo, o Tubarão que Queria Ser Gente”, no Teatro Amazonas, neste domingo (29/01), às 11h. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.
Por Agência Amazonas
Durante a programação a criançada conheceu diversos espaços culturais do estado
De acordo com o secretário de cultura, Marcos Apolo Muniz, a temporada de férias vai além de proporcionar entretenimento ao público infantil. “Abrir espaços culturais para as famílias é uma maneira de difundir a nossa história. Quando conseguimos agregar, em um único ambiente, diversão e cultura, certamente, é um fator muito positivo que o evento proporciona”, garante Apolo.
Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Festival de Férias aconteceu em 11 espaços culturais do estado com atividades para crianças de 3 a 12 anos, acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
“É satisfatório para mim, como mãe, trazer minha filha e participar do evento com ela. A Secretaria de Cultura está de parabéns por abrir esse espaço especialmente para as crianças conhecerem um pouco da história do Amazonas”, disse Ellen.
FOTOS: Antônio Lima/SecomAline Brito, 7 anos, aproveitou o recesso escolar no Festival de Férias e aprovou a experiência, resumindo em uma única frase: “Gostei de tudo”. Para a mãe de Aline, Ellen Silva Picanço, o festival é uma oportunidade para aprender sobre a história do Amazonas e se divertir em família.
“Eu já tinha passado por aqui outras vezes, mas é incrível conhecer o espaço com alguém guiando e explicando as histórias. O meu filho aprende e se desenvolve brincando”, garante Luana.
Outra visitante, Luana Duarte, acredita que as exposições, as visitas aos ambientes culturais e as brincadeiras, ajudam no desenvolvimento do filho Ryan Lucca, 6 anos.
A programação de encerramento acontece no Teatro Amazonas, às 11h, com o espetáculo infantil “Bertoldo – O Tubarão que Queria Ser Gente”, da Buia Teatro. A atração tem duração de 45 minutos, a entrada é gratuita e por ordem de chegada.
Teatro Amazonas
O espetáculo narra a história de um tubarão que é aconselhado pelo professor “Ninguém” a capturar e aprisionar os peixes em gaiolas no fundo do mar e ensiná-los a nadar pacificamente e felizes para dentro de sua boca. O professor “Alguém” e um peixinho esperto percebem o risco e tentam alertar os peixes para não caírem na armadilha.