FOTOS: Divulgação/IdamEm Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus), a Unidade de Referência Tecnológica (URT) da Mandioca beneficia 15 produtores rurais com o aprimoramento das técnicas de manejo da cultura. O projeto faz parte de uma cooperação técnica entre a Embrapa e o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), com apoio do Instituto Federal do Amazonas Núcleo Tefé (Ifam), com objetivo de melhorar a produtividade dos plantios e a qualidade dos produtos.
Por Agência Amazonas
Projeto faz parte de uma cooperação técnica entre Embrapa e Governo do Amazonas por meio do Idam
De acordo com o gerente da Unidade Local do Idam (Unloc) em Tefé, Odelange Reis, as atividades são desenvolvidas seguindo o trio da produtividade da cultura da Mandioca, que é um conjunto de boas práticas que possibilita colher mais e melhor, onde as técnicas consistem basicamente na seleção das manivas-sementes, plantio em espaçamento de 1 metro por 1 metro e capina após plantio.
Os agricultores familiares que participam da URT no município, das comunidades de Santo Antônio do Ipapucu, Bacuri e da propriedade Barcelona, recebem as orientações técnicas dos extensionistas do Idam, desde o início da atividade, ocorrida há 90 dias.
URT nos municípios
As Unidades de Referência Tecnológica da Mandioca estão presentes nos municípios de Maués, Tefé, Uarini, Alvarães, Japurá e Itacoatiara, implementadas por meio de um termo de cooperação técnica entre Embrapa e o Idam, para integração de esforços na execução de trabalhos de transferência de tecnologia para agricultura familiar no estado, bem como a capacitação de agricultores familiares e extensionistas.
“Iniciamos o trabalho junto aos produtores em outubro, estamos com 90 dias em desenvolvimento, período no qual foram realizadas as atividades: mecanização, incorporação do calcário, locação e espaçamento, abertura das covas, adubação e capina. Hoje, a cultura está bem desenvolvida e, com certeza, trará mais qualidade e renda para os agricultores dessas comunidades”, ressaltou o técnico que executa os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na localidade.
O escritório central do Idam funciona no bairro Japiim, zona sul de Manaus, ao lado do campo da Ulbra, e o atendimento ao público é realizado na Unidade Local de Manaus, localizada na avenida Torquato Tapajós, quilômetro 17 – Santa Etelvina, próximo à barreira da cidade.
Sobre o Idam
O Idam é uma autarquia estadual, integrante do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), e tem como objetivo o desenvolvimento do Setor Primário, com atendimento focado nas pequenas propriedades, identificadas como “Agricultura Familiar”, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos no Amazonas. Está presente em todos os municípios do estado.