De acordo com o parlamentar, a atual edição do festival folclórico deve movimentar o público e os folcloristas, além aquecer a economia criativa local.O vereador e presidente da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Alonso Oliveira (Avante), participou neste domingo (11/06), da abertura do 65º Festival Folclórico do Amazonas (FFA), no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), localizado no Distrito Industrial, zona Sul. O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), declarou aberto os festejos folclóricos que iniciou com a tradicional “Festa das Luzes”, com uma queima de fogos.
O evento, que segue até o dia 25 de junho, sempre a partir das 19h, com entrada gratuita ao público, é uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.
“No ano passado, enquanto estava o diretor-presidente da Manauscult, por determinação do prefeito David Almeida, realizamos o resgate do Festival Folclórico em nossa cidade, que voltou para o ‘Tabladão da Suframa’ e para o mês de junho, um dos compromissos cumprido pelo prefeito. O evento, no ano passado, reuniu um público de 100 mil pessoas, movimentando a economia criativa. Desejo que este festival tenha ainda mais êxito e sucesso” afirmou Alonso Oliveira.
Atrativos – O festival conta com uma feira de artesanato coordenada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e um espaço atrativo para crianças.
O público presente na arena do CCPA, poderão ver apresentações de modalidades de danças como, cacetinho, ciranda, dança alternativa, dança nordestina, quadrilha cômica, quadrilha de duelo, quadrilha tradicional, tribo, dança nacional, dança regional e dança internacional.
A praça de alimentação do festival oferece ao público guloseimas do período junino e está localizada próximo à arquibancada do anfiteatro, funcionando durante todo o evento, com preços que vão de R$ 5 a R$ 35.
Os horários e a programação completa do festival podem ser consultados no site da Manauscult (manauscult.manaus.am.gov.br)
Texto: Keize Pedrosa – Assessoria de Comunicação do vereador