“Na escola, o porteiro é o primeiro a chegar e o último a sair. É com ele que os alunos fazem o primeiro contato e são recebidos de forma cordial”, lembrou Shirley Vieira, Gestora da Escola.
O vereador João Carlos (Republicados), defendeu a permanência do profissional agente de portaria na Escola Municipal Dr. Paulo Pinto Nery, localizada na zona Leste da cidade de Manaus. No último sábado, 01 de abril, o vereador esteve na escola participando de uma ação em que os comunitários reuniram em favor da permanência do profissional. “Nossas crianças precisam de segurança e o Poder Público precisa agir em favor desses meninos”, falou Maria das Graças, mãe de um aluno.
“Esse profissional é de grande valia, pois é ele o responsável pela segurança de todos na escola, evitando casos de agressões físicas ou verbais por conta das brigas que acontecem nas adjacências do portão da escola. Além de também ser responsável pela segurança do prédio, do patrimônio público, protege também os pertences dos alunos, dos colegas, funcionários e dos professores”, defendeu o vereador, autor da Indicação n°4288/2023.
“A segurança foca o profissional de segurança pública como um agente amigo do gestor escolar, do professor, do aluno e da família dos estudantes. É um modelo de segurança que colhe resultados positivos, pois hoje não se pode imaginar o funcionamento da escola sem a presença amiga da Guarda Municipal”, comentou o vereador.
O vereador João Carlos falou ainda da importância da segurança escolar em todas as unidades da Capital. “A violência nas escolas é noticiada a todo momento. Um dos últimos casos foi a do adolescente de apenas 13 anos que invadiu a unidade educacional e assassinou a facadas uma professora e deixou mais cinco pessoas feridas. Essas e outras notícias me motivam a defender propostas e permanências desses profissionais nas escolas da nossa Cidade”, defendeu o vereador.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador