Para o parlamentar é indiscutível a importância desses profissionais, pois é através deles que inúmeras histórias se perpetuam
O autor da lei n.1856/2014, vereador Professor Samuel (PL), que institui 19 de fevereiro como Dia Municipal da Imprensa Esportiva, destacou a importância dos profissionais da que atuam na cobertura esportiva em Manaus.
Para o parlamentar é indiscutível a importância desses profissionais, pois é através deles que inúmeras histórias se perpetuam através de gerações. “A nossa imprensa esportiva acompanha todos os fatos do esporte bem de perto, desde os clássicos do futebol até as conquistas de medalhas tanto no Brasil como fora. É uma importante ferramenta, visto que desde sempre o esporte embalou sonhos e gritos de vitória. Grandes figuras, como Carlos Zamith e Arnaldo Santos, fizeram do jornalismo esportivo suas vidas. Merecem ser lembrados e claro, as novas vozes, dessas novas gerações que carregam consigo essa mesma paixão”, disse o professor Samuel.
A escolha da data para a comemoração do Dia da Imprensa Esportiva se dá pelo fato de ser a data de nascimento de um dos pioneiros na profissão de repórter esportivo na cidade de Manaus, Carlos Zamith, que começou na Rádio Rio Mar em 1954 e deixou sua marca, hoje tendo até mesmo um estádio que leva seu nome. Zamith, em 1956, ajudou a fundar a Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas (ACLEA) e foi seu tesoureiro durante onze anos consecutivos.
“Existe uma memória que à imprensa esportiva é responsável por criar, quem não lembra de um jogo, de uma olimpíada, de um atleta ou um campeonato, tudo isso vem através do trabalho de cada um deles, portanto, que essa data possa ser celebrada e a importância desses profissionais reconhecida”, finalizou o parlamentar, autor da lei que instituiu no município de Manaus o Dia da Imprensa Esportiva.