A conscientização adquiriu uma enorme importância em Manaus, tendo em vista a Lei nº 2.932/2022, de autoria do vereador Rosivaldo que estabelece a campanha “Maio Laranja” no município, dedicada ao enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil.O vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB), participou nesta quinta-feira (18/05), de uma importante caminhada de sensibilização, com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa foi realizada em alusão ao dia 18 de maio, data marcada pelo compromisso na luta contra a problemática e arrastou uma multidão pelas ruas do bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
Rosivaldo Cordovil destacou que a mobilização é uma maneira pela qual incentiva todos a denunciar e defender a integridade de nossas crianças. Ele enfatizou que a sensibilização e a conscientização devem ocorrer diariamente.
Durante a caminhada, o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Eduardo Lucas, incentivou as pessoas a denunciarem casos de abuso e ressaltou ainda a importância de não permanecerem calados diante desse tipo de crime.
A caminhada de sensibilização foi marcada por uma forte adesão da comunidade local, que se uniu em prol dessa causa tão importante e reforça o compromisso das autoridades e da sociedade em combater essa violência e garantir um ambiente seguro e protegido para as crianças e adolescentes.
“Em 2022, foi sancionada a Lei nº 2.932/2022 de minha autoria, que tem como objetivo realizar ações de enfrentamento de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes; um tema de saúde pública que infelizmente ocasiona graves consequências para aqueles que as sofrem, deixando marcas visíveis e invisíveis no corpo e na mente de nossas crianças. Esta campanha de enfrentamento ao combate e à exploração sexual de crianças e adolescentes é necessário que aconteça todos os dias, precisamos proteger nossas crianças. Então, faça bonito, não se calem diante desses crimes de abuso e exploração sexual cometidos contra nossas crianças e adolescentes. Esquecer é permitir, lembrar é combater”, disse o autor da Lei.
O vereador Rosivaldo Cordovil e o secretário Eduardo Lucas concluíram a caminhada com um apelo emocionante para que todos se engajem nessa luta, denunciando qualquer forma de abuso e protegendo nossas crianças, pois, segundo eles, somente juntos é possível construir uma sociedade mais segura e livre desse grave problema.