Na última reunião, realizada no dia 21 de março deste ano, juntamente com Fórum Amazonas, foi discutido sobre os incentivos federais, para trabalhar as ações de prevenção às IST, HIV, AIDS e Hepatites Virais da cidade de Manaus, onde as organizações da Sociedade Civil que trabalham com a prevenção, possam trabalhar nas suas ações de saúde.Na tarde desta segunda-feira (10/07), a presidente da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/HIV/AIDS e Tuberculose, vereadora Professora Jacqueline (União Brasil), reuniu com a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe e representantes das instituições de apoio, para discutir sobre políticas públicas e sobre a reativação do núcleo de prevenção às doenças (IST, HIV, AIDS E Hepatites Virais) no organograma do sistema municipal de saúde.
“A volta do núcleo de controle para essas pessoas é importante, pois eles dependem deste serviço para continuar o tratamento de suas doenças, já que muitos vivem em vulnerabilidade social e necessitam do serviço público para manter a vida e por meio da minha indicação ao prefeito, a restituição desse núcleo na rede pública municipal poderá dar uma qualidade de vida para muitos”, ressalta a vereadora.
Na oportunidade também foi discutido sobre a restituição do núcleo de prevenção às doenças (IST, HIV, AIDS E Hepatites Virais) no organograma do sistema municipal de saúde retirado em julho de 2022 da estrutura organizacional. Durante esses três meses após a primeira reunião, a vereadora Jacqueline fez uma indicação n°178/2023, à prefeitura e à Semsa, para ativação do núcleo em março de 2023. No dia 21 de junho, o Executivo enviou o Projeto de Lei (PL) 364/2023 para a Câmara Municipal de Manaus (CMM), para reativação do núcleo, onde o PL foi deliberado e agora aguarda sanção do prefeito David Almeida.
O número crescente de casos de sífilis em Manaus, foram mais de mil em 2017. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número quase dobrou em 2018 para mais de 1.900 casos de sífilis na capital do Amazonas.
Vale lembrar, que no estado do Amazonas, entre 2007 e 2010 foram registrados 286 casos. No ano de 2021, a incidência foi de 1.547 ocorrências da infecção. O ano com mais registros de HIV no estado do Amazonas foi em 2018, com 1.708 ocorrências. Entre 2000 e 2017, as hepatites virais levaram a óbito mais de 1.300 dos amazonenses. A capital Manaus registrou cerca de 680 casos de HIV somente nos primeiros seis meses de 2019. Nos últimos 20 anos, a Aids, uma doença causada pelo HIV, matou cerca de 17.800 da população amazonense.
Prevenção – O vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Quando não tratada, a AIDS pode levar à morte.
Estiveram presentes nesta reunião os representantes da Organização, membros do Fórum de OSC IST/Aids/HIV/HV e TB, da Associação de Redução de Danos do Amazonas (ARDAM), da Associação Katiró, do Movimento das Cidadãs Posithivas do Amazonas, da Rede Jovens Vivendo com HIV/Aids do Amazonas, da Casa Frei Monachele, da Associação Transmasculina do Amazonas (ATAM) e Associação Previne.
O uso da camisinha interna ou externa, em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/Aids e das hepatites virais B e C. Além disso, as mães infectadas pelo vírus devem usar antirretrovirais durante a gestação para prevenir a transmissão vertical e evitar amamentar seus filhos.
The post Vereadora Jacqueline e membros das instituições de combate às ISTs participam de reunião na Semsa appeared first on Câmara Municipal de Manaus.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação da vereadora