A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e o governador do Amazonas, Wilson Lima anunciaram a assinatura do acordo na última sexta-feira (14/04), destinando recursos financeiros à construção da primeira Casa da Mulher Brasileira em Manaus, por meio de emenda de bancada, o governo federal havia separado, em 2020, a quantia de R$ 10 milhões para o governo do Amazonas instalar a primeira Casa da Mulher em Manaus.
A vereadora Professora Jacqueline (União Brasil), destacou na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (17/04), a construção e implementação do projeto Casa da Mulher Brasileira no Estado do Amazonas.
A Casa da Mulher Brasileira – A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres. Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres, acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, cuidado das criança (brinquedoteca), alojamento de passagem e central de transportes que possibilita o deslocamento gratuito de mulheres atendidas.
Durante o seu pronunciamento, a vereadora Jacqueline ressaltou a importância da construção da Casa da Mulher Brasileira em Manaus. “Isso é a forma de garantir, qualificar e oferecer um atendimento eficaz, pois na medida que a mulher é destinada de um órgão para o outro dentro do mesmo espaço, a mulher vai se sentir acolhida e ganhando força principalmente para fazer suas denúncias dentro da Lei Maria da Penha”, destaca a vereadora.
Texto: Saulo Viégas – Assessoria de Comunicação da vereadora