Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Vigilância em Saúde do Amazonas destaca desafios no avanço da vacinação como política pública durante workshop Selo Unicef
Amazonas

Vigilância em Saúde do Amazonas destaca desafios no avanço da vacinação como política pública durante workshop Selo Unicef

15 de dezembro de 2023
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCPEm Manaus, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) realizaram, nesta quinta-feira (14/12), o 1º Workshop Selo Unicef 2021-2024, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.
Há 1 minuto

Iniciativa ocorreu nesta quinta-feira (14/12)

Para o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o objetivo com esse evento é apoiar e sensibilizar os municípios do interior do Amazonas a aderirem ao Selo Unicef.

Na oportunidade, a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas, destacou os desafios no avanço da vacinação como política pública. A iniciativa do Unicef visa o fortalecimento das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes no estado. 

Durante o evento, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatizou a importância do resgate da confiança nas vacinas.

“Aqueles que já aderiram, nós vamos verificar onde Podemos apoiar mais, para que as políticas públicas de proteção, de desenvolvimento das crianças e dos adolescentes do Estado avancem de forma mais acelerada”, reforçou o secretário.

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCPTatyana complementou ainda que espaços, como os do evento, proporcionam um diálogo aberto com diferentes frentes, mas que deve ser compreendido que parcerias são essenciais para avançar e fazer mais. “Não basta apenas garantir a vacina, é preciso promover acesso aos imunizantes e quebrar barreiras que impedem que o público-alvo seja contemplado pelo serviço de saúde”, ponderou a diretora.

“A FVS realizou, no decorrer do ano, uma intensa programação incluindo o envio de equipes para as cidades do interior para apoiar e repensar estratégias para uma população que mudou. E a saúde também precisa mudar, se busca melhores resultados”, avaliou a diretora Tatyana.

Sobre o Selo Unicef

Além das coberturas vacinais, na pauta do workshop, foram debatidos temas como a importância do avanço nas políticas públicas para a obtenção da certificação e a adesão de novos municípios; a implantação e o fortalecimento de políticas públicas de educação, saneamento, assistência social e saúde; estratégias de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; e a proteção integral às famílias vulneráveis, entre outros.

A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes. No Amazonas, 55 municípios aderiram à iniciativa.

O Selo Unicef é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo Unicef, de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

Em outra agenda, também com o Unicef, sobre o projeto Indicadores de saúde Ambiental Infantil no Brasil, participaram representando a FVS-RCP, o chefe de departamento de Vigilância Ambiental, Elder Figueira, e o assessor de Planejamento, Augusto Zany.

saúde Ambiental Infantil

Na iniciativa, que foi acompanhada de forma virtual, autoridades governamentais, acadêmicos e membros da sociedade civil discutiram as possibilidades de construção de indicadores para o contexto brasileiro. O evento é fruto da colaboração entre o Ministério do Meio Ambiente, o Unicef e a Vital Strategies, uma organização global de saúde.

Tags:Governo do AmazonasManausmanchetemeio ambienteviolencia
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Polícia Militar do Amazonas apreende 70 quilos de maconha em ação na Ponta Negra

Por administrador
Amazonas

Amazonas é destaque nacional em experiências exitosas de enfrentamento à tuberculose

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas apresenta nova parceria com Banco Mundial para atrelar financiamento a metas ambientais

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas leva fomento para o setor primário em Carauari

Por administrador
Amazonas

COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30

Por administrador
Amazonas

Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas

Por administrador
Amazonas

COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas

Por administrador
Amazonas

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

Por administrador
Amazonas

Ipaam, MMA e Pnud promovem de 12 a 15 de novembro mutirão ambiental, em Careiro

Por administrador
Amazonas

IML busca por familiares de Francisco Adevaldo Ramos que faleceu em Manaus

Por administrador
Amazonas

Amazonenses concorrem a mais de 170 mil em prêmios em mais um sorteio da nota fiscal

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?