Muros altos, grades, câmeras, alarmes e concertinas (arame farpado com lâminas pontiagudas) são aparatos instalados em um imóvel, ou no entorno dele, para inibir qualquer tipo de invasão. Todos esses elementos testemunham a busca pela segurança dos patrimônios privados, numa abordagem como causa e consequência da ausência da tão mencionada “sensação de segurança”.
Mas seriam provedores de segurança? O tema será tratado no 2º Seminário de Segurança Inovadora, que acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pelo professor Ricardo Brisolla Balestreri, educador e consultor empresarial e governamental, graduado em Estudos Sociais e História, com especialização acadêmica em Psicopedagogia Clínica e Terapia Familiar.
O professor Balestreri tem experiência no diálogo “Cidade e convivência pacífica”, sendo responsável por inúmeros projetos bem sucedidos na área, como o “Território Pela Paz”, na Região Metropolitana de Belém.
“Boa parte do tempo, as políticas de urbanização são ignoradas quando falamos de segurança pública, mas são fundamentais para construção de um ambiente urbano seguro. Normalmente, o senso comum transforma residências e estabelecimentos de comércio e serviço em presídios, quando o caminho talvez seja inverso: iluminar, limpar, embelezar e ocupar o espaço público precede as providências individualizadas para cada prédio”, afirma Comandante Dan, presidente da Comissão de Segurança da Aleam e promotor do evento, realizado em conjunto com a presidência da Casa Legislativa estadual.
O parlamentar diz, ainda, que muitas vezes imóvel e espaço público travam um embate: enquanto um é repleto de equipamentos de segurança, o outro é permissivo e promíscuo.
“Queremos criar uma cultura voltada à construção da paz nas cidades, não basta policiamento ostensivo quando todo o resto diz não. Por isso realizamos anualmente o Seminário, oportunidade de intercâmbio com o que há de mais atual na área da segurança pública. O tema do design ambiental voltado à segurança é muito pertinente num ano em que as cidades do Amazonas escolhem seus executivos”, finalizou.
A participação no evento é voltada para estudantes e profissionais de áreas que se relacionam com a segurança.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla, no link: https://www.sympla.com.br/2-seminario-de-seguranca-inovadora—seguranca-e-protecao-da-amazonia-desafios-e-boas-praticas__2450256