Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Adaf lança campanha de combate à clandestinidade em supermercado da zona sul de Manaus
Amazonas

Adaf lança campanha de combate à clandestinidade em supermercado da zona sul de Manaus

29 de agosto de 2024
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar

Há 13 minutos

Com o slogan “Carne clandestina: saúde em risco”, ação busca alertar a população sobre os perigos de consumir carne ilegal

 Foto: Joubert Lima /Adaf

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) lançou, nesta quinta-feira (29/08), uma campanha de combate à clandestinidade. A ação, que aconteceu na sede do supermercado Baratão da Carne, localizado na Avenida Rodrigo Otávio, na zona sul de Manaus, e será estendida aos demais municípios do estado, tem como slogan “Carne clandestina: saúde em risco”, e busca alertar os amazonenses sobre os riscos do consumo de carne ilegal.

O supermercado Baratão da Carne foi escolhido para sediar a abertura da campanha por integrar a lista de 145 estabelecimentos com Serviço de Inspeção Estadual (SIE-AM) ativo, ou seja, está apto a vender carne regularizada e de acordo com as normas higiênico-sanitárias previstas pelo Ministério da agricultura e pecuária (Mapa).

 Foto: Joubert Lima /Adaf

O diretor-presidente da Adaf, José Omena, destaca que o foco principal da campanha é o risco do consumo de carne clandestina para a saúde humana, mas a ilegalidade afeta outros pontos. “Não Podemos esquecer que a clandestinidade tem impacto econômico e afeta diretamente o bem-estar dos animais, já que o abate não segue os mesmos protocolos adotados nos estabelecimentos certificados, causando desconforto e sofrimento para o animal”, pontuou.

A clandestinidade de produtos de origem animal, em especial a carne, está diretamente relacionada ao surgimento de quadros de intoxicação alimentar, verminoses e até zoonoses na população. Entre estas enfermidades estão: a Teníase, causada por parasitas como o Taenia saginata ou Taenia solium; a Brucelose, considerada uma doença grave; e a Tuberculose, doença crônica e de evolução lenta.

Para garantir a saúde da sua família, o consumidor deve estar atento à procedência dos alimentos que compra e leva à mesa. No Amazonas, a Adaf é o órgão responsável por registrar agroindústrias de produtos cárneos e certificar a carne que chega ao mercado estadual.

O trabalho inicia muito antes do produto ser fabricado. Isso porque o estabelecimento interessado em manipular alimentos de origem animal precisa submeter o projeto do seu empreendimento à autarquia, assim como ser aprovado em vistorias presenciais.

Obtido o selo de Serviço de Inspeção Estadual (SIE-AM), o estabelecimento tem o compromisso de seguir todas as normas higiênico-sanitárias previstas em lei e necessárias para disponibilizar produtos seguros para a saúde humana.

 Foto: Annyelle Bezerra/Adaf

A campanha

A campanha “Carne clandestina: saúde em risco” será realizada pela Adaf, em parceria com a Federação da agricultura e pecuária do Amazonas (Faea), por meio de ações de educação sanitária junto aos consumidores, uso de banner, distribuição de folders informativos e fixação de cartazes nos estabelecimentos.

Nos escritórios da autarquia localizados fora da sede, os servidores percorrerão os estabelecimentos que comercializam produtos cárneos para conscientizar empresários e clientes sobre a importância da carne com selo de inspeção.

Aniversário da Adaf

Responsável por executar a política estadual de Defesa Agropecuária, visando à preservação do patrimônio animal e vegetal do Estado e a inocuidade e qualidade dos alimentos e produtos agropecuários, a Adaf completa, no dia 29 agosto, 12 anos de existência, celebrando conquistas importantes para o setor primário, como a certificação de estabelecimentos e o reforço do seu quadro de pessoal. A autarquia é vinculada à Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR) e foi criada pela Lei nº 3.801, de 29 de agosto de 2012.

No trabalho de inspeção, a Adaf chega aos 12 anos com 145 estabelecimentos de produção/beneficiamento de produtos de origem animal certificados junto ao Serviço Inspeção Estadual. Além da fiscalização de estabelecimentos de produtos de origem animal, a Adaf também atua em Barreiras de Vigilância Agropecuária (BVAs), que monitoram o trânsito de animais e vegetais no Estado, de forma a impedir a disseminação de doenças e manter os status sanitários do Amazonas.

Atualmente, há seis barreiras em funcionamento: Igapó Açu (Manicoré), Sucunduri (Apuí), NOVO Aripuanã, Parintins, Humaitá e Jundiá (estrategicamente posicionada em Roraima, para impedir a chegada de produtos proibidos ao Amazonas).

Para dar conta dessas atividades, a Adaf realizou seu primeiro concurso em 2018, e a primeira convocação aconteceu em 2020, durante a pandemia de Covid-19.

Foram convocados, por meio de diversas nomeações, um total de 281 candidatos aprovados – número maior do que as 208 vagas previstas no edital. O resultado desse empenho também PODE ser percebido na melhoria dos serviços prestados, como o atendimento remoto, implementado em 24 de janeiro de 2022, que disponibiliza vários serviços da Adaf pelo WhatsApp, facilitando a vida do produtor rural.

Até o momento essa modalidade de atendimento já foi solicitada 7.614 vezes. A principal demanda é emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório que permite a Adaf acompanhar a movimentação de animais, evitando assim a introdução de doenças que possam pôr em risco a população ou causar prejuízos aos produtores.

Tags:ApuíEstado do AmazonasfiscalizaçãoHumaitáManausmanchetemanicoreNovo Aripuanãparintins
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Na COP 30, Governador Wilson Lima assina primeiro contrato de REDD+ do Amazonas e anuncia concurso histórico na Sema

Por administrador
Amazonas

COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30

Por administrador
Amazonas

Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas

Por administrador
Amazonas

COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas

Por administrador
Amazonas

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

Por administrador
Amazonas

Ipaam, MMA e Pnud promovem de 12 a 15 de novembro mutirão ambiental, em Careiro

Por administrador
Amazonas

IML busca por familiares de Francisco Adevaldo Ramos que faleceu em Manaus

Por administrador
Amazonas

Amazonenses concorrem a mais de 170 mil em prêmios em mais um sorteio da nota fiscal

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça segurança digital com parceria entre Prodam e Sefaz

Por administrador
Amazonas

Amazonas sedia Reunião Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro com representantes dos estados

Por administrador
Amazonas

Câmara de Mediação da Saúde do Amazonas conquista 1º lugar em Premiação do CNJ

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?