Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Agosto Dourado: Bancos de Leite do Amazonas já atenderam mais de 2,3 mil crianças este ano
Amazonas

Agosto Dourado: Bancos de Leite do Amazonas já atenderam mais de 2,3 mil crianças este ano

1 de agosto de 2024
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 11 minutos

De janeiro a junho de 2024, as três unidades da capital receberam a doação de mais 1,5 mil litros de leite, beneficiando bebês prematuros

FOTO: Lana Honorato/SES-AM

Em comemoração ao “Agosto Dourado”, campanha de conscientização sobre a importância da amamentação, a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) destaca o trabalho realizado pelos três Bancos de leite Humano (BLHs) da REDE pública, em Manaus. Instalados nas maternidades Ana Braga, Azilda Marreiro e Balbina Mestrinho, os BLHs coletaram, de janeiro a junho deste ano, 1.568 litros de leite materno, beneficiando 2.317 crianças prematuras. No mesmo período do ano passado, coletaram 1.461 litros.

Os bancos são responsáveis pela coleta, processamento e distribuição do leite materno no Estado, atuando em REDE com mais 14 postos na capital e interior. A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, ressalta que a doação de leite é um gesto que faz a diferença para os recém-nascidos prematuros e bebês de baixo peso que se encontram internados nas Unidades de Terapia Intensivas Neonatais (Utins). No primeiro semestre, disse ela, os bancos contaram com a colaboração de 303 doadoras.

“O Amazonas possui uma das maiores redes de doação de leite materno da região Norte. O leite humano é considerado o alimento mais completo para o recém-nascido e a melhor forma de garantir o bom crescimento e desenvolvimento dos bebês, por isso a importância da doação e dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes dos três BLHs, que possibilitam atender à demanda do Estado”, destaca Maksoud.

FOTO: Lana Honorato/SES-AM

As maternidades Ana Braga, Azilda Marreiro – onde funciona o BLH da Galileia, e Balbina Mestrinho – BLH Fesinha Anzoategui, estão localizadas nas zonas Leste, Norte e Sul de Manaus, respectivamente.

AtendimentosReferência no Estado, a coordenação do BLH da maternidade Ana Braga, explica que, após a coleta, o leite é analisado em laboratório, passa pelo processo de pasteurização e controle da qualidade. De acordo com a enfermeira Elizabeth Hardman, que coordena o setor, o trabalho de sensibilização para doação de leite inicia ainda durante o pré-natal da gestante.

A coordenadora ressalta que, para uma mulher se tornar doadora, precisa estar em boas condições de saúde, ter excesso de leite, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente. “Além das equipes realizarem os trabalhos dentro das maternidades, as mulheres que estejam dentro dos protocolos para doação, devem procurar um dos bancos de leite para fazer o cadastro. A gente faz a análise e uma vez na semana realizamos o resgate do material, para dar encaminhamento aos processos para a doação de leite humano”, detalhou.

FOTO: Lana Honorato/SES-AM

Além dos três BLHs, Elizabeth Hardman destaca que a REDE estadual de saúde conta com mais 14 postos de coleta, na capital e interior. “Nós abastecemos toda REDE de saúde. Onde tem um bebê prematuro ou de baixo peso a gente consegue atender. Qualquer município que queira ter um posto de coleta, PODE entrar em contato, que fazemos todos os trâmites de treinamento de equipe e regulação junto ao Ministério da saúde”, pontuou.

Doadora

A dona de casa Cleia Araújo de Oliveira, de 23 anos, é uma das doadoras do BLH da maternidade Ana Braga. Em um gesto de generosidade, a jovem, que acompanha o filho recém-nascido que está internado na Unidade de Cuidado Intensivo Neonatal (UCIN) da unidade, observa que, ao invés de desperdiçar o leite que produz, decidiu doar para outras crianças se alimentarem. “Eu produzo muito leite e acho bom doar. Assim como eu quero que meu filho seja alimentado, outras mães querem ver os seus filhos também, mas não produzem leite. Se a gente tem, devemos, sim, ajudar”, disse a jovem.

FOTO: Lana Honorato/SES-AM

Como doar?

Para doar, basta entrar em contato com qualquer um dos três Bancos de leite do Amazonas e obter todas as orientações: BLH da Maternidade Ana Braga, no (92) 98197-1550; BLH Galileia, na Maternidade Azilda Marreiro, nos números (92) 3643-5523 e 99170-5783; e o BLH Fesinha Anzoategui, na Maternidade Balbina Mestrinho, no número (92) 99339-0130.

Tags:capaManausmanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?