Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Agosto Lilás: Governo do Estado reforça ações de combate à violência de gênero no Amazonas
Amazonas

Agosto Lilás: Governo do Estado reforça ações de combate à violência de gênero no Amazonas

1 de agosto de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 18 minutos

Palestras, ações sociais, atendimento psicossocial e outros serviços estarão disponíveis para a população

FOTOS: Ygson França/SejsucO Governo do Amazonas vai reforçar as ações de prevenção e combate às violências de gênero durante a campanha Agosto Lilás, que neste ano traz o tema “feminicídio Zero: nenhuma mulher a menos! ”. A Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) terá um calendário de atividades para serem realizadas durante o mês, focando na disseminação de informação e direitos de mulheres de todas as idades.

A campanha segue a temática nacional, definida pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres. Este ano, a mobilização será em uma frente política única contra a violência e feminicídio. A expectativa é de que os 24 estados e o Distrito Federal façam a adesão.

Dados de atendimento da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM) mostram que, de janeiro a junho, foram realizados 5.416 atendimentos, desde o acolhimento a mulheres em situação de violência ao encaminhamento a cursos profissionalizantes. Com o reforço das ações, a expectativa é que o número de atendimento aumente no segundo semestre, avalia a titular da SEJUSC, Jussara Pedrosa.

“A SEJUSC tem equipamentos prontos para receber a mulher em situação de violência, com pessoas treinadas para o atendimento humanizado, com atendimento psicossocial, acolhimento, facilitadores que encaminham para a conclusão do ensino médio, cursos profissionalizantes, tudo para que aquela mulher possa sair do ciclo de violência”, destaca Jussara.

Atualmente, a SEJUSC dispõe do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), presente em todas as zonas de Manaus; da Casa abrigo Antônia Nascimento Priante, o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), e unidades do Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), em Itacoatiara, Maués, Tefé, Parintins, Humaitá e Tabatinga.

FOTOS: Ygson França/SejsucProgramação

Neste mês de agosto, as atividades estão intensificadas, com abordagens pelas equipes da SEJUSC nos pontos turísticos da cidade, bares, hotéis, motéis e centros comerciais.

Nesta quinta-feira (1º/08), será lançada a “Operação Shamar”, com foco no combate à violência de gênero e no cumprimento da Lei Maria da Penha. No dia seguinte, a SEJUSC inicia as palestras nas escolas, focadas em instruir crianças e adolescentes sobre os tipos de violências que podem estar expostas.

No dia 7, acontece a abertura oficial da campanha “Agosto Lilás” e o evento que marca o 18º Aniversário da Lei Maria da Penha, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na zona centro-sul da capital.

Será realizada a apresentação da REDE de atendimento e a capacitação do Protocolo “Não é Não” para todos os municípios do Amazonas, por apoio da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, com o Centro de Mídias.

Durante o mês, a SEJUSC vai a Itacoatiara, NOVO Airão, Itapiranga, Silves e São Gabriel da Cachoeira para aproximar os serviços da pasta da população destes municípios.

Também serão disponibilizadas inscrições em cursos de capacitação para as mulheres, por meio da parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Secretaria de educação, no programa Onda Verde. As aulas iniciam dia 17 de setembro para alunos da capital, Iranduba, Itacoatiara e Careiro.

Parceiros

Para a realização da programação, a SEJUSC conta com o apoio das secretarias estaduais de assistência social (SEAS), Segurança Pública (SSP-AM), educação e Desporto, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a polícia Militar do Amazonas (PMAM) e órgãos do judiciário, como o Tribunal de justiça do Amazonas (TJ-AM) e defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

Tags:CareiroEstado do AmazonasGoverno do AmazonasHumaitáirandubaitacoatiaraItapirangaManausmanchetemauesNovo Airãoparintinspoliciapolicia militarsao gabriel da cachoeiraSegurança PúblicaSilvesTabatingatefeviolencia
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sejusc realiza oficina para fortalecer profissionais que atuam no enfrentamento às violações contra crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Adaf adota medidas de controle para sanear foco de raiva detectado em Presidente Figueiredo

Por administrador
Amazonas

Sema apresenta ações ambientais do Amazonas durante encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Abema

Por administrador
Amazonas

PC-AM orienta a população sobre ilegalidades de procedimentos estéticos realizados por dentistas sem especialização

Por administrador
Amazonas

Cigás busca estreitar parceria com setor imobiliário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas é campeão nacional em transparência e conquista o Selo Diamante pelo 3º ano seguido

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína

Por administrador
Amazonas

‘Cantinho Literário’ fortalece leitura e promove inclusão cultural entre crianças ribeirinhas em Alvarães

Por administrador
Amazonas

FUnATI Solidária: Instituição conclui doação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza a pessoas em vulnerabilidade social

Por administrador
Amazonas

Cigás investirá R$ 350 milhões na expansão do serviço de gás natural até 2029

Por administrador
Amazonas

PC-AM divulga imagem de motorista de aplicativo procurado por estupro de adolescente de 13 anos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro de vulnerável da filha

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?