A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu nesta segunda-feira (29/4), o Título de Cidadão do Amazonas ao deputado estadual e coronel da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Comandante Dan (Podemos), no plenário Ruy Araújo, por meio da Lei nº 6.545/2023 de autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos).
“O Comandante Dan vem escrevendo uma bela trajetória em sua carreira, na sua vida e foi uma pessoa muito importante para a implementação de vários programas de segurança em nosso Estado. Foi uma pessoa importante nos municípios, onde coordenou vários projetos de segurança nas escolas, comunidades e escreveu planos de segurança pública para governos, além de desenvolver um belo trabalho humanitário”, disse o deputado estadual João Luiz.
O deputado Comandante Dan afirmou que recebeu a honraria com muita satisfação e destacou que o deputado João Luiz foi o canal para homenagem de Título de Cidadão do Amazonas, além da aprovação dos outros parlamentares da Assembleia Legislativa.
“Estou muito satisfeito, agradecido a Deus acima de tudo e ao deputado João Luiz por essa iniciativa para poder continuar honrando esse Estado abençoado, que nos concedeu muitas bênçãos e que a ele devo toda minha jornada de vida. Fico muito feliz e quero poder trabalhar mais ainda em prol do povo do Amazonas”, frisou o homenageado.
Os deputados estaduais Débora Menezes e Wilker Barreto parabenizaram o deputado João Luiz pela propositura e também ao parlamentar Comandante Dan pelos trabalhos desenvolvidos no Estado do Amazonas e, consequentemente, o recebimento do Título de Cidadão do Amazonas.
O presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (Ieadam), pastor Jonatas Câmara, e a esposa do deputado Comandante Dan, Márcia Câmara, destacaram que a entrega do Título de Cidadão é muito importante para a vida do parlamentar, por conta do reconhecimento dos trabalhos realizados no Estado.
A solenidade contou com a participação dos deputados estaduais Carlinhos Bessa (presidência), Thiago Abrahim, Abdala Fraxe, Cristiano D’Angelo, Daniel Almeida, Adjuto Afonso, secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, coronel da PMAM, Marcos Brandão, representando a Prefeitura de Manaus; vereador de Manaus Roberto Sabino; presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Manaus (CMM), defensor público Marcos Aurélio Martins da Silva; coronel da PMAM, Charles Seixas; chefe do Estado Maior, coronel Allan Barreiros; chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel do Exército Brasileiro (EB), Marcos Vinicius Falcão, representando o Comando Militar da Amazônia (CMA), presidente da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo, vereador Marcos Antônio Nascimento; diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão; secretário executivo adjunto de Pesca e Aquicultura (Sepa), Alessandro Cohen.
História
Dan Câmara nasceu em 24 de agosto de 1965, em Rio Branco (AC). É graduado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), em 1988; com curso de formação de oficiais da PMERJ, tem pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em 2009, e no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, da PMERJ, em 2001. Foi comandante geral da Polícia Militar do Amazonas no período de janeiro de 2008 a março de 2011 e presidente Regional Norte, do Conselho Nacional de Comandantes Gerais de 2010 a março de 2011.
Ocupou ainda o cargo de secretário extraordinário do Governo do Amazonas para assuntos de segurança pública, de outubro de 2017 a março de 2018; secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança, de 2015 a 2018, e secretário executivo adjunto de Segurança Integrada para Grandes Eventos, de 2013 a 2015.
Na Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) foi comandante do Grupamento do Rio de Janeiro, nas operações do Pan-Americano e Para Pan-Americano, Mundial de Judô e Nova Maravilha, de novembro de 2006 a novembro de 2007; comandante do Grupamento da Força Nacional na Operação Reconquista II/ES; comandante do Grupamento da Força Nacional na Operação Fantasma/MS (maio/junho/2006); comandante do Grupamento da Força Nacional na Operação Reconquista I /ES (novembro 2004 a janeiro 2005).
Foi ainda colaborador da Diretoria de Operações da Secretaria Nacional de Segurança Pública, na coordenação geral de Operações Integradas, de dezembro de 2017 a maio de 2018.
No município de Presidente Figueiredo, foi secretário municipal de Ordem Pública e Integração (maio 2018 a novembro 2019) e secretário municipal de Governo, de novembro de 2019/2020. Coronel RR QOPM, Dan Câmara assumiu seu primeiro mandato como deputado estadual, na 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.