O ano de 2023 foi de muitas atividades desenvolvidas pela Diretoria de Assistência Social da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), tendo sido realizados 12.315 atendimentos aos servidores ou familiares, visitas técnicas hospitalar e domiciliar, além de atividades de apoio funeral, promoção e divulgação de ações relacionadas ao bem-estar social e individual dos servidores, articulações e parcerias institucionais.
“O Parlamento Estadual entende que o mundo do trabalho passa por constantes modificações, e o serviço social nas instituições deve ser desenvolvido com uma base estruturada, contribuindo de maneira importante para a melhoria da relação entre a Casa e seus servidores”, aponta a diretora de Assistência Social, Karla Stald.
Dentre as atividades desenvolvidas, destaca-se o projeto “Vivendo bem a idade que se tem” realizado trimestralmente, destinado a servidores ativos e aposentados, buscando a valorização dos trabalhadores, com a realização de atividades variadas.
Outro evento promovido pela Diretoria foi o Bazar das Empreendedoras – Edição Dia das Mães, que aconteceu no início do mês de maio, com a finalidade de gerar oportunidade de emprego e renda para artesãos. Ao longo do ano foram realizadas mais duas edições, nos meses de agosto e dezembro.
“Antes do Bazar, os expositores, que podem ser servidores da Casa ou externos, participam de cursos de qualificação sobre empreendedorismo, técnicas de vendas e comunicação”, explica Karla Stald.
Doador Legal
Dedicada ao incentivo à doação de sangue entre seus servidores, a Diretoria de Assistência Social realizou nos meses de junho e novembro, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), ações do programa Doador Legal.
A unidade móvel de coleta de sangue, popularmente conhecida como “Vampirão”, esteve no estacionamento e recebeu doação dos servidores da Casa Legislativa.
‘Mãos Dadas’
Em parceria com a Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica (ABMCJ) – Comissão Amazonas e a Ronda Maria da Penha da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a Assembleia Legislativa participou da ação solidária “Mãos Dadas”.
Por meio de campanha interna, a Diretoria de Assistência Social doou diversos itens de higiene pessoal destinados às mulheres vítimas de violência doméstica e amparadas por medidas protetivas.
Entre os produtos entregues, estavam sabonetes, absorventes, xampu, cremes, hidratantes corporais, desodorantes, pastas e escovas de dente.
No mês de outubro outra campanha, desta vez voltada à arrecadação de brinquedos, e em parceria com o programa Assembleia Participativa, recebeu cerca de 1.500 unidades, que foram destinadas às instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade em Manaus.