O ministro Breno Medeiros, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), recebeu nesta sexta-feira (23/2), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o título de Cidadão Amazonense. A homenagem aconteceu em Sessão Especial, conduzida pelo deputado Carlinhos Bessa (PV), e teve autoria conjunta do presidente Roberto Cidade (UB) e do deputado Delegado Péricles (PL), instituída por meio da Lei Ordinária nº 6.488/2023.
Medeiros nasceu na cidade de Curitiba (PR), é doutor em Direito pela Universidade 9 de Julho (UniNove), foi promotor de justiça do Ministério Público Estadual do Paraná entre 1991 e 1992. Ingressou na magistratura em 1992, como juiz do Trabalho Substituto do TRT da 18ª Região, tendo sido promovido à titularidade da 9ª Vara do Trabalho de Goiânia em 1993. Em 2009, tornou-se desembargador do TRT da 18ª Região. Em 9 de novembro de 2017 tomou posse no cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho e é membro fundador da Academia Brasileira de Direito Portuário e Marítimo.
Além de seu trabalho no âmbito trabalhista, o ministro tem ligação com o Amazonas onde realiza palestras, e parceria com o Tribunal Regional do Trabalho – 11ª Região (AM/RR), desenvolvendo temas sobre as novas formas de trabalho e a competência no âmbito da Justiça; as relações trabalhistas na era digital, um novo olhar sobre a legislação e como a Justiça do Trabalho deve acompanhar as mudanças que vêm ocorrendo no mundo do trabalho.
Em seu pronunciamento, o deputado Bessa destacou que o título de Cidadão do Amazonas é uma das maiores honrarias concedidas não apenas pela Aleam, mas pelo Estado. “Essa homenagem é um reconhecimento por todo trabalho desenvolvido pelo ministro junto ao nosso Estado, apoiando os projetos e contribuindo para o desenvolvimento do poder judiciário, em especial na área trabalhista”, apontou o deputado.
Após receber o título das mãos de Bessa e demais autoridades presentes, o mais novo cidadão amazonense, bastante emocionado, iniciou seu pronunciamento agradecendo ao Parlamento Estadual, representante do povo amazonense, pela homenagem.
“Eu já venho ao Amazonas há alguns anos, seja para realizar palestras ou participar de encontros e debates, já estive em municípios como São Gabriel da Cachoeira, e posso dizer que meu coração já é amazonense há um bom tempo”, declarou, falando que se sente lisonjeado de, a partir de agora, se juntar ao povo do Amazonas como um dos seus.
“Meu agradecimento eterno a este povo tão miscigenado, um povo que carrega em seu DNA o espírito da Amazônia e ao mesmo tempo a visão da modernidade”, finalizou o ministro Breno Medeiros.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), destacou a honra em ser o autor da concessão do Título de Cidadão do Amazonas ao ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Breno Medeiros.
“Desejo que o senhor a receba com orgulho, alegria e que fale do nosso Amazonas por onde for. Que fale das nossas belezas naturais, da nossa floresta, da nossa fauna riquíssima, da nossa culinária, e, principalmente, do nosso povo. Sinta-se abraçado por este deputado e por esta Casa Legislativa. Parabéns, ministro Breno Medeiros, Cidadão do Amazonas”, finalizou.