A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou uma Sessão Especial em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no plenário Ruy Araújo, na terça-feira (7/5), por meio do requerimento nº 575/2024, de autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos), presidente da Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Poder Legislativo.
“A Assembleia Legislativa vem atuando fortemente na prevenção, por meio de palestras nas escolas, tanto na capital, quanto no interior. Fizemos parcerias com a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e neste mês de maio estamos dando continuidade à campanha ‘Ei, Te Orienta! Aliciar, Molestar e Violentar Crianças, Não é Cultura. É crime!”, disse o deputado estadual João Luiz.
A secretária de Estado de Assistência Social (Seas), Kely Patrícia, que representou o governador Wilson Lima, enfatizou que a solenidade foi um momento especial e parabenizou o presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade, que abre espaço para os parlamentares realizarem sessões especiais de suma importância para a sociedade.
“Agradeço o convite do deputado João Luiz e o parabenizo também pela iniciativa. O Governo do Amazonas tem um trabalho integrado, não trabalha sozinho e isso é uma característica do governador Wilson Lima, onde o Judiciário, Legislativo e o Executivo caminham juntos em prol do Estado, principalmente, na proteção das pessoas vulneráveis. O Estado vem trabalhando nessa pauta e quantas mais denúncias forem ocorrendo, mas estaremos lá para ajudar”, afirmou a titular da Seas.
O juiz de Direito Eliezer Fernandes Júnior, titular do Juizado da Infância e Juventude Infracional da Comarca de Manaus, pontuou que o Judiciário tem trabalhado nas fiscalizações e no combate à violência contra crianças e adolescentes.
“Estamos fazendo várias operações, inclusive, a Caminhos Seguros, que vem fazendo visitas a hotéis, motéis, bares e qualquer tipo de estabelecimento suspeito acerca de exploração e abuso de adolescentes”, frisou.
Durante a Sessão Especial, a secretária executiva de Direitos da Criança e Adolescente, Rosalina Lobo, e a delegada da Polícia Civil do Amazonas, Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai) também explanaram sobre o tema e destacaram os trabalhos que o Estado vem desenvolvendo em prol das crianças e adolescentes.
A solenidade também contou com a participação da juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 11ª Região, Yone Gurgel Cardoso; secretária executiva adjunta da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Andreza Silva; coordenador do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), Eric Tinoco, da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), servidora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Jane Souza e a representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Eliana Hayden, além de representantes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), de grupos da Força Jovem Universal (FJU).