Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Alunos da EE Eliana Socorro Pacheco Braga são selecionados para evento nacional voltado para mudanças climáticas
Amazonas

Alunos da EE Eliana Socorro Pacheco Braga são selecionados para evento nacional voltado para mudanças climáticas

30 de outubro de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 48 minutos

A equipe representará a região Norte na segunda etapa do programa “Hackaton Pop 2024”, promovido pelo Icict, com apoio do Governo Federal

FOTO: Arquivo Pessoal / Secretaria de Estado de educação e Desporto EscolarUma equipe formada por quatro alunos e uma professora da escola Estadual (EE) Eliana Socorro Pacheco Braga, localizada na zona norte de Manaus, foi selecionada para a segunda etapa do “Hackaton Pop 2024”, evento voltado para o combate à desinformação sobre mudanças climáticas. Ao todo, mais de 80 equipes de escolas públicas, no âmbito nacional, participaram da primeira etapa. Agora, a equipe “Eco Guardiões” representará a região Norte em Brasília, entre os dias 6 e 8 de novembro.

Ao todo, cinco equipes avançaram para a segunda etapa do “Hackaton”, sendo uma de cada região do país. O “Hackaton Pop” é uma atividade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que acontece anualmente com o objetivo de fomentar o enfrentamento à desinformação, conforme previsto no Programa Nacional de Popularização da Ciência – Pop Ciência, instituído pelo decreto 11.754/2023.

A equipe amazonense “Eco Guardiões” é composta pelas alunas: Ana Gabrielle Campos Veras, Beatriz Laranjeira Barroso, Patrielly Mayura Oliveira da Silva e pelo aluno Eduardo Batista da Silva; além da professora Stephane Pires, líder da equipe.

Para a professora a atividade incentiva o protagonismo estudantil, desafiando os alunos a discutirem estratégias quanto ao combate às notícias falsas.

FOTO: Arquivo Pessoal / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“O Hackaton tem o objetivo de combater a desinformação em relação às questões climáticas, trabalhando o protagonismo estudantil, a criatividade na solução de problemas e o incentivo ao pensamento crítico ao desenvolver o plano de ação que foi a primeira etapa do projeto”, ressaltou a professora.

De acordo com a professora, o programa tem uma importância fundamental para os alunos pensarem em soluções para as desinformações sobre mudanças de clima no Brasil.

“Incentiva os alunos a pensarem em soluções para combater a problemática estabelecida: ‘Desinformação sobre mudanças do clima’. O que leva os adolescentes a autoria e protagonismo juvenil, além de incentivá-los à criatividade ao pensar numa proposta possível e aplicável”, enfatizou a professora.

Sobre o processo

A primeira etapa aconteceu on-line, onde as equipes precisaram apresentar um plano de ação sobre desinformação e mudanças do clima, além da submissão dos documentos. E a Segunda etapa terá o encontro das equipes participantes com mentores especialistas, que serão indicados pelo Comitê Organizador do Hackaton.

O objetivo é que as equipes aprimorem o plano de ação, apresentado na etapa anterior, e desenvolvam algum dos produtos da solução proposta no plano. A expectativa é de que as equipes apresentem seu trabalho durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O “Hackaton Pop 2024” é é organizado pelo o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI) da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Conselho de desenvolvimento econômico Social Sustentável (CDESS) e Ministério da educação (MEC), é voltado para estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil.

Tags:Manausmanchetemudanças climáticas
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sejusc realiza oficina para fortalecer profissionais que atuam no enfrentamento às violações contra crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Adaf adota medidas de controle para sanear foco de raiva detectado em Presidente Figueiredo

Por administrador
Amazonas

Sema apresenta ações ambientais do Amazonas durante encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Abema

Por administrador
Amazonas

PC-AM orienta a população sobre ilegalidades de procedimentos estéticos realizados por dentistas sem especialização

Por administrador
Amazonas

Cigás busca estreitar parceria com setor imobiliário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas é campeão nacional em transparência e conquista o Selo Diamante pelo 3º ano seguido

Por administrador
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína

Por administrador
Amazonas

‘Cantinho Literário’ fortalece leitura e promove inclusão cultural entre crianças ribeirinhas em Alvarães

Por administrador
Amazonas

FUnATI Solidária: Instituição conclui doação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza a pessoas em vulnerabilidade social

Por administrador
Amazonas

Cigás investirá R$ 350 milhões na expansão do serviço de gás natural até 2029

Por administrador
Amazonas

PC-AM divulga imagem de motorista de aplicativo procurado por estupro de adolescente de 13 anos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem procurado por estupro de vulnerável da filha

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?