Há 30 minutos
Iniciativa é desenvolvida pelo TCE-AM, em parceria com a Secretaria de Educação, na capital e municípios do interior
FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Em fase final de capacitação do projeto “Aluno Ouvidor”, alunos do Grêmio Estudantil da Escola Estadual (EE) Roderick Castelo Branco, zona leste de Manaus, receberam, nesta sexta-feira (19/07), os diplomas de conclusão da primeira etapa do programa. Em sua segunda temporada, o “Aluno Ouvidor” tem o objetivo de promover a participação dos alunos do Ensino Médio no controle social e, ainda, impulsionar a capacidade de intervenção e representatividade dos jovens da rede estadual de ensino.
Idealizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, a iniciativa alcança escolas em todas as Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), na capital e em dez municípios do interior do Amazonas.
“Por meio do grêmio estudantil, esses estudantes vão ter a experiência de ouvir seus pares, em busca de soluções, de participar de uma gestão coletiva. É essa consciência social que esperamos despertar”, destacou a diretora do Departamento de Gestão Escolar (Degesc), da Secretaria de Educação, Aparecida Oliveira.
Neste momento, os temas discutidos variaram desde a constituição dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, até abordagens sobre conceitos gerais da administração pública, direito administrativo.
Na prática, o projeto atua a partir dos grêmios estudantis das escolas estaduais contempladas. Os alunos representantes recebem, em um primeiro momento, uma capacitação desenvolvida pela equipe da Ouvidoria do TCE-AM e, no restante do ano, atuam como “ouvidores” no espaço escolar, recebendo críticas, elogios, denúncias e propostas dos agremiados, referentes ao ambiente educacional em que estão inseridos.
’’A primeira etapa do projeto sempre acaba como hoje, com a certificação dos alunos participantes e a convocação de todo o corpo discente para que eles entendam o que faz um aluno ouvidor. A partir de agora, eles também vão receber as demandas dos discentes da escola. É um exercício de cidadania’’, ressaltou a auditora de Controle Externo do TCE-AM, Solange Ribeiro.
FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarCronograma
As capacitações seguem durante os próximos meses nas escolas da rede estadual. Na próxima semana, a equipe de capacitação do TCE-AM estará nos municípios de Boa Vista do Ramos e Barreirinha (respectivamente, a 271 e 331 quilômetros da capital). Mais de 20 escolas estaduais foram contempladas na 2ª edição do projeto.
O segundo momento do projeto acontece seis meses após as rodadas de capacitações. Haverá uma visita técnica do TCE-AM, para análise individual e suporte técnico das demandas apresentadas pelos estudantes. Entretanto, a relação entre a Secretaria de Educação, o TCE-AM e a escola contemplada é constante, por meio da comunicação via Google Workspace.
“Participar do projeto foi muito legal, porque ele estimula o pensamento democrático, de diálogo. Ele é relevante para gente até para o nosso futuro, não usaremos só na escola. Ouvir a necessidade do próximo é importante’’, destacou Delciane Araújo, aluna da EE Roderick Castelo Branco. A aluna é a presidente do Grêmio Estudantil da unidade de ensino e participou da capacitação do projeto na escola.
FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
No total, a rede estadual tem 201 grêmios estudantis ativos, sendo 94 na capital amazonense e outros 107 no interior do estado.