Notícias
Vinte e três alunos do segundo ano do Centro Educacional São Francisco tiveram a oportunidade de percorrer as linhas de produção de rodas e bicicletas e acompanhar operações e processos industriais na fábrica da Caloi Norte S.A, no PIM.
link para Copiar para área de transferência
Publicado em
13/09/2024 12h59
Atualizado em
13/09/2024 16h54
Alunos também tiveram a oportunidade de testar alguns modelos de bicicletas (Foto: Divulgação/Suframa)
Nesta sexta-feira (13), 23 alunos do segundo ano do ensino médio do Centro Educacional São Francisco visitaram a fábrica da Caloi Norte S.A., localizada no Distrito Industrial, zona Sul de Manaus. A visita foi realizada como parte do programa “Zona Franca de Portas Abertas”, coordenado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
O professor de história Márcio Almeida, responsável pelos alunos durante a visita, destacou a importância da atividade para os estudantes. “O objetivo é mostrar aos alunos a importância das empresas do Polo Industrial de Manaus em nosso estado, proporcionando benefícios econômicos, sociais e de empregabilidade à população”. O professor salientou, ainda, que a visita também oferece aos alunos informações para buscar qualificação, caso desejem futuramente integrar o quadro funcional de uma das empresas do polo. “É uma grande oportunidade de mostrar, na prática, não somente questões econômicas, mas de sustentabilidade e um pouco da história relacionada à economia local”.
Os alunos foram recebidos pelo diretor industrial da Caloi, Átila Valadares, que apresentou a fábrica, instalada em uma área de 72 mil metros quadrados com cerca de 400 funcionários. A planta da empresa tem capacidade para produzir 600 mil bicicletas por ano. Durante a visita, os estudantes percorreram as linhas de produção de rodas e bicicletas, acompanharam operações de solda de aço e alumínio, e conheceram os processos de pintura líquida e a pó. As máquinas de corte a laser chamaram a atenção dos visitantes.
Além de conhecerem o processo produtivo, os alunos também tiveram a oportunidade de testar alguns modelos de bicicletas e conheceram a pista de trail localizada dentro das dependências da fábrica. Valadares informou que a pista e as bicicletas estão disponíveis mediante agendamento.
Os estudantes também receberam orientações sobre segurança do trabalho, um aspecto fundamental em qualquer ambiente industrial. A visita faz parte de uma série de atividades promovidas pelo programa “Zona Franca de Portas Abertas” que, na última quinta-feira (11) levou alunos do Colégio Militar de Manaus à mesma fábrica.
A Caloi Norte S.A. está presente no Polo Industrial de Manaus desde 1975. O diretor industrial também anunciou que a empresa está realizando mudanças no layout da fábrica e promovendo modernizações que deverão ser concluídas no próximo ano, quando a fábrica completará 50 anos.