Há 40 minutos
III Mostra Científica e Cultural abordou os biomas brasileiros por meio da interdisciplinaridade
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarAlunos da Escola Estadual (EE) Ângelo Ramazzotti, localizada no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, deram início, nesta quinta-feira (17/10), à III Mostra Científica e Cultural da unidade escolar. Com o tema “Biomas do Brasil”, o evento tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e integra oficialmente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal.
Mais de cem alunos se envolveram diretamente na organização do evento, que terá duração de dois dias. A programação inclui palestras, oficinas, apresentações culturais e salas temáticas ornamentadas pelos professores e alunos. O principal objetivo da mostra é promover a popularização das ciências por meio de manifestações artísticas e culturais.
De acordo com a gestora da unidade escolar, Ivana Borges, todos os servidores estão envolvidos no projeto e participam do processo criativo e educacional.
“É a mistura da ciência com a cultura, a gente foca nessa direção para que os alunos estejam próximos e percebam que fazer ciência não é uma realidade distante, que eles podem participar desse processo e estarem prontos e próximos da pesquisa”, afirmou a gestora.
Para a coordenadora da Mostra, professora Larissa Reis, o que se destaca no evento é a troca de experiências entre os alunos e professores.
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Organizei junto com os professores um evento em que a gente possa fazer a interdisciplinaridade entre artes e ciência. É um evento em que a gente busca trazer aspectos culturais, aspectos científicos, e como eles se conectam nessa grande exploração dessas temáticas”, declarou a docente.
Conexão dos saberes
Em uma das salas temáticas, professores das disciplinas de Geografia, Física e História se uniram para a construção de um espaço imersivo que pudesse proporcionar aos visitantes o entendimento da ligação entre os impactos das ações de sustentabilidade da humanidade, o futuro do planeta e a exploração espacial.
Os alunos apresentaram informações sobre mudanças climáticas, colonização e conceitos de Física. O professor de História, Rômulo Souza, explicou que a ideia partiu do filme “Interestelar”, que é popular entre os alunos e aborda as temáticas.
“Apesar de ser uma ficção, a ficção científica é um dos temas da própria literatura. Eles [os alunos] compreendem diversas formas de narrativas, inclusive a que eles assimilam muito mais hoje é por meio de filmes”, ressaltou o professor, que relacionou a colonização espacial do filme com a colonização das Américas.
A aluna Alice Helena, 18, que cursa a 3ª série do Ensino Médio, participou do processo criativo da construção da sala temática e apresentou para os demais alunos o tema “Colonização espacial”.
“Como eu vi muito o filme, já sabia um pouco do assunto e foi mais simples comparar a colonização espacial com a colonização das Américas, que é um assunto que a gente já vem estudando desde sempre, e eu gosto de fazer salas temáticas, foi bem divertido”, afirmou a estudante, que também contribuiu com a arte dos banners e exibição de cenas do filme na sala.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A SNCT é o principal evento de divulgação científica do Brasil. O evento é realizado há 20 anos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e conta com atividades do norte ao sul do país, proporcionando um espaço de reflexão e diálogo, reunindo a comunidade científica, professores, pesquisadores, estudantes e o público em geral.
O objetivo é discutir de maneira abrangente e interdisciplinar as complexidades dos biomas do Brasil, destacando não apenas sua biodiversidade, mas também sua rica diversidade cultural, bem como os saberes acumulados ao longo de gerações pelos povos que habitam as diferentes regiões do país.