Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Amazonas avança em transparência com programa de Dados Abertos da Sedecti
Amazonas

Amazonas avança em transparência com programa de Dados Abertos da Sedecti

6 de novembro de 2024
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Na primeira fase, o programa publicou o primeiro artigo científico do Amazonas sobre o tema, alcançando reconhecimento internacional.

O Estado do Amazonas deu um passo significativo em direção à transparência e ao acesso público às informações com a primeira fase do Programa de Institucionalização de Dados Abertos da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) — Open Dados. O programa, realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), após a revisão, realizou a análise de 690 estudos sobre dados abertos, dos quais 59 foram selecionados como estratégicos. Além disso, o programa publicou o primeiro artigo científico do Amazonas sobre o tema, obtendo reconhecimento internacional. Os resultados foram apresentados em uma reunião nesta quarta-feira (06/11), na sede da secretaria.

O titular da Sedecti, Serafim Corrêa, explicou que o programa, formalizado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as duas instituições, busca promover o desenvolvimento científico e tecnológico, aprimorando a gestão e a disponibilização de dados abertos no estado. Em um marco importante, o primeiro artigo científico do Amazonas sobre dados abertos, intitulado Da Lei de acesso à informação aos Dados Abertos: Desafios e Avanços na Transparência Governamental, foi publicado em uma revista de classificação Qualis A, representando o segundo artigo da região Norte sobre essa temática.

“Dados abertos são o mundo atual, sem mais segredos. Precisamos ultrapassar a resistência interna dentro do funcionalismo público e superar as barreiras culturais que mantêm as informações restritas. Dados abertos representam uma nova era de transparência e participação cidadã, e o Amazonas está comprometido em avançar nesse caminho”, comentou Serafim.

A secretária-executiva de Planejamento da Sedecti, Sônia Gomes, detalhou que a primeira fase do programa focou na fundamentação teórica e na análise do cenário de dados abertos no Brasil. “A reunião foi basicamente para prestar contas sobre o que foi realizado até agora. Fizemos uma revisão bibliográfica com metodologias como a revisão integrativa e a estratégia PICO, além de levantarmos todas as informações disponíveis sobre dados abertos no Brasil. O objetivo é subsidiar a construção dos nossos próprios dados abertos”, afirmou Sônia.

Segundo os resultados apresentados pela secretária-executiva, este trabalho inicial revelou um cenário desafiador. Até recentemente, o Amazonas não aparecia entre os estados com publicações metodológicas significativas na área de dados abertos e transparência. O Brasil enfrenta um contexto estrutural complexo, com desafios acentuados nas cidades do Norte.

A implementação do programa é respaldada pela Lei de acesso à informação (Lei nº 12.527/2011) e pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD, Lei nº 13.709/2018), além pela Lei Estadual Nº 5.775/2022, que criou o Programa de transformação digital dos Serviços Públicos, e pela Lei Nº 6.837/2024, que estabelece a Política de governo digital no Amazonas. Essas legislações buscam promover a transformação digital, a eficiência na prestação de serviços públicos, a transparência e a participação cidadã.

Resultados da Primeira Fase

O programa catalogou 690 trabalhos na plataforma Wallabag, distribuídos entre a equipe, com cada colaborador responsável pela leitura e tabulação de 138 estudos. Ao final, foram selecionados 59 trabalhos considerados estratégicos para o desenvolvimento de uma política de dados abertos no estado, formando um acervo relevante para as próximas etapas do projeto.

Próximos Passos

O Programa Open Dados segue agora para a próxima fase, que se concentrará na compilação do resultado das pesquisas realizadas que tenham como objetivo implementar a metodologia para o projeto. A meta é não apenas assegurar a transparência, mas também fomentar a inovação tecnológica e o desenvolvimento de serviços e processos que beneficiem a população e o setor público.

 

  

Tags:Estado do Amazonas
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Balança Comercial do Amazonas registra US$ 1,56 bilhão em janeiro de 2026

Por administrador
Amazonas

Secretaria de Educação realiza 2ª edição do prêmio “Educadores que Transformam” e homenageia 32 professores da rede estadual

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Centro de Lazer Noca e Maroca, na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

PMAM qualifica 20 militares de diferentes forças para atuação com cães farejadores

Por administrador
Amazonas

Estudantes da rede estadual iniciam ano letivo no novo Centro de Educação de Tempo Integral em Autazes

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de adolescente que desapareceu após ser deixada em escola no bairro Parque 10

Por administrador
Amazonas

IML procura por familiares de Paulo José Goés

Por administrador
Amazonas

Idam inicia 2026 com emissão de 2.578 Cartões do Produtor Primário (CPP)

Por administrador
Amazonas

Sema instala câmeras trap em Unidades de Conservação da BR-319 para fortalecer monitoramento da fauna

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Desfiles do Acesso B levam fé, Amazônia e empoderamento feminino à Avenida

Por administrador
Amazonas

Vila Aberta Para Todos e futebol de mesa movimentam o fim de semana com esporte, lazer e cidadania

Por administrador
Amazonas

Em Autazes, governador Wilson Lima inaugura Centro de Educação de Tempo Integral com capacidade para 920 alunos

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?