Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Amazonas define propostas para elaboração do 2º Plano Nacional de Economia Popular e Solidária
Amazonas

Amazonas define propostas para elaboração do 2º Plano Nacional de Economia Popular e Solidária

19 de dezembro de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 41 minutos

Foram realizadas seis conferências municipais e territoriais antes da etapa estadual com a participação de cerca de 500 pessoas

Foto: Jamille Silva/Setemp

O Amazonas definiu as propostas e elegeu os 20 delegados para representar o estado na 4ª Conferência Nacional de economia Popular e Solidária (Conaes). A Conferência Estadual de economia Popular e Solidária do Amazonas aconteceu nos dias 17 e 18 de dezembro, em Manaus, reunindo cerca de 200 pessoas da capital amazonense e dos municípios do interior.

A Conferência Estadual foi organizada pela Secretaria Executiva do trabalho e empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), com apoio da Secretaria Nacional de economia solidária (Senaes), comissão organizadora estadual das Conferências de economia Popular e Solidária do Amazonas e empreendimentos do setor.

Com o tema “Políticas Públicas de economia Popular e Solidária: construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”, a conferência se apresenta como um espaço democrático para debater os avanços, desafios e novas estratégias de desenvolvimento do setor.

Representantes dos municípios de Manaus, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Silves, NOVO Airão, Itacoatiara, Itapiranga, Iranduba, Parintins, Beruri e Nhamundá, signatários das propostas debateram e definiram as demandas nas etapas locais, que servirão de subsídios para elaboração do Plano Estadual de economia Popular e Solidária e o 2º Plano Nacional de economia Popular e Solidária durante a 4ª Conaes, prevista para acontecer em Brasília no próximo ano, sob a coordenação do Ministério do trabalho e emprego (MTE).

Foto: Jamille Silva/Setemp

Para o secretário executivo do trabalho e empreendedorismo, Paulo Gilson Ferraz, a reunião do setor foi uma oportunidade histórica para fortalecer as bases do modelo de trabalho colaborativo. “A conferência fortalece as conquistas alcançadas e apresenta novos desafios para se firmar com força popular para a construção de políticas públicas. Neste ano, o setor ganha mais força e destaque a partir das propostas que vão ser debatidas e implementadas para a aprovação da Lei Nacional de economia solidária”, destacou.

Foram realizadas seis conferências municipais e territoriais, com a participação de cerca de 500 pessoas. Estas etapas produziram 175 propostas apresentadas na conferência estadual, das quais 15 foram selecionadas e estruturadas em cinco eixos temáticos: produção, comercialização e consumo; financiamento, crédito e finanças solidárias; realidade socioambiental, cultural, política e econômica; educação, formação e assessoramento técnico; e ambiente institucional, incluindo legislação, gestão e integração de políticas públicas.

As propostas aprovadas durante a conferência estadual serão defendidas pelos 20 delegados eleitos no evento. São representantes do poder público – nas esferas municipal, estadual e federal -, de empreendimentos de economia solidária e entidades de apoio e fomento.

A 4ª Conaes acontecerá em agosto de 2025 e pretende reunir mais de 1.500 delegados e delegadas de todo o país para a elaboração do 2º Plano Nacional de economia Popular e Solidária, para promover os rumos do segmento e reforçar a economia solidária como uma ferramenta de transformação social, pautada pela inclusão e pela sustentabilidade.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Balança Comercial do Amazonas registra US$ 1,56 bilhão em janeiro de 2026

Por administrador
Amazonas

Secretaria de Educação realiza 2ª edição do prêmio “Educadores que Transformam” e homenageia 32 professores da rede estadual

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Centro de Lazer Noca e Maroca, na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

PMAM qualifica 20 militares de diferentes forças para atuação com cães farejadores

Por administrador
Amazonas

Estudantes da rede estadual iniciam ano letivo no novo Centro de Educação de Tempo Integral em Autazes

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de adolescente que desapareceu após ser deixada em escola no bairro Parque 10

Por administrador
Amazonas

IML procura por familiares de Paulo José Goés

Por administrador
Amazonas

Idam inicia 2026 com emissão de 2.578 Cartões do Produtor Primário (CPP)

Por administrador
Amazonas

Sema instala câmeras trap em Unidades de Conservação da BR-319 para fortalecer monitoramento da fauna

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Desfiles do Acesso B levam fé, Amazônia e empoderamento feminino à Avenida

Por administrador
Amazonas

Vila Aberta Para Todos e futebol de mesa movimentam o fim de semana com esporte, lazer e cidadania

Por administrador
Amazonas

Em Autazes, governador Wilson Lima inaugura Centro de Educação de Tempo Integral com capacidade para 920 alunos

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?