A coleta seletiva é um método que otimiza os processos de destinação do lixo, sendo importantes para o desenvolvimento sustentável e essenciais à vida moderna, por conta do aumento do consumo e, consequentemente, do lixo produzido. Segundo estimativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o lixo mundial deverá ter um aumento de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até o ano de 2025.
Buscando contribuir com a destinação correta de resíduos e, ao mesmo tempo, possibilitar a geração de renda com esse material, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) possui diversas campanhas que arrecadam materiais, como: tampinhas de plástico, potes de vidro, aerossóis e eletrônicos, que são repassados às associações.
A campanha “Tampinha Legal”, cuja finalidade é coletar tampinhas plásticas de garrafas pets, iniciou em junho de 2023, sendo permanente. Lançada pela deputada Dra. Mayara (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde da Aleam, a ação disponibiliza depósitos de coleta em todos os departamentos da Casa Legislativa, onde são depositadas as tampinhas das garrafas de plástico utilizadas. Posteriormente, o material é encaminhado ao Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma), que o comercializa e, com a renda, apóia o tratamento de mulheres com diagnóstico de câncer.
“Ajudar de todas as formas a população é o que esta Casa Legislativa se propõe a fazer”, afirmou a parlamentar, chamando atenção para o fato que a destinação correta do material plástico, além de ajudar as mulheres mastectomizadas, contribui com a preservação do meio ambiente.
Aerossol
A Comissão de Assistência Social e Trabalho (Cast), presidida pela deputada Mayra Dias (Avante), desde agosto de 2023, também realiza de maneira permanente a campanha “Quem recicla, sara”, voltada à coleta de embalagens de produtos aerossóis, como desodorantes, inseticidas ou tintas.
O material arrecadado é destinado ao Grupo Raio de Sol, que presta assistência às crianças de baixa renda, portadoras de doenças no sangue, em tratamento na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).
Dados da Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes Domissanitários (ABAS), o Brasil possui a marca de aproximadamente 415 milhões de unidades destes produtos comercializados anualmente. Porém, apenas 1% disto tem a reciclagem como destinação.
“As embalagens podem ser entregues na sala da Comissão, que fica no 4º andar, na Aleam, ou então o doador pode entrar em contato pelo nosso número 3183-4457, que providenciamos uma equipe para ir retirar o material”, explica a coordenadora da Cast, Márcia Álamo, informando ainda que nos seis primeiros meses da campanha já foram realizadas duas doações, totalizando 4 mil embalagens repassadas ao Grupo Raio de Sol.
Frascos de Vidro
A Cast também realiza a campanha “Doe frascos de vidro – Amamentação Solidária”, em que arrecada potes de vidros com tampas, ou copos dosadores que são destinadas ao Banco de Leite Humano. “Essa campanha também é permanente, tendo sido instituída por meio da Resolução Legislativa nº 990/2023, de autoria da deputada Mayra Dias”, disse Álamo.
A deputada Mayra Dias está cumprindo licença-maternidade, após o nascimento de sua segunda filha, porém todas as atividades de seu gabinete e da Cast seguem normalmente.
Descarte de materiais eletrônicos
Outra campanha realizada pela Assembleia Legislativa é a “Descarte Consciente”, conduzida pela Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cpama), presidida pela deputada Joana Darc (UB), localizada no 4º andar do prédio da Aleam, que recebe materiais eletrônicos e também recicláveis e ressignificáveis.
Materiais como papéis, livros e apostilas, garrafas de vidro, isopor, plástico, ferro, metais, pilhas, caroços de tucumã, cápsulas de café podem ser entregues na Comissão. Todos devem ser entregues limpos, secos e separados.
Em fevereiro último foi realizada a primeira entrega, que destinou 87 quilos de resíduos. Em março, o primeiro mês como ponto fixo para recebimento de materiais e resíduos para reciclagem, a Comissão arrecadou 82,8 quilos entre garrafas pet, plásticos, papéis, materiais eletrônicos, dentre outros.
Os materiais são encaminhados para uma cooperativa de reciclagem, em parceria com a empresa Drivethru Ambiental.