Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Balanço aponta crescimento nas manifestações registradas pela Ouvidoria do MPAM no terceiro trimestre de 2024
AmazonasMeio Ambiente

Balanço aponta crescimento nas manifestações registradas pela Ouvidoria do MPAM no terceiro trimestre de 2024

Última atualização: 4 de novembro de 2024 00:00
Por
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Criado: Sexta, 01 Novembro 2024 16:05

Números foram apresentados nesta sexta, na Sessão Ordinária do Colégio de Procuradoes de Justiça. Denúncias sobre crimes, saúde e controle da atividade policial estão entre os temas mais frequentes

O número de manifestações recebidas pela Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM) cresceu significativamente no 3º trimestre de 2024 (julho a setembro). Em Sessão Ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, realizada nesta sexta-feira (1º), a ouvidora-geral e procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva, apresentou os dados referentes ao período de julho a setembro, destacando um aumento expressivo nas denúncias, reclamações, pedidos de informação e elogios registrados pelo órgão.

Entre os temas mais abordados nas denúncias, o destaque ficou para crimes, saúde e controle externo da atividade policial. Manaus liderou o número de demandas com 1.658 manifestações; seguida de Itacoatiara, com 91; e Manacapuru, com 25. “A procura pelo Ministério Público tem aumentado muito”, afirmou a ouvidora. “No primeiro semestre, registramos mais de 4 mil demandas; e vejam que apenas no terceiro trimestre, já são mais de 2 mil”, disse a ouvidora.

A ouvidora destacou ainda a importância do uso do formulário eletrônico como principal canal para envio de manifestações. Segundo a procuradora, o formulário é o único meio com interoperabilidade com o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), permitindo a abertura automática de processos, o que contribuiu para a queda no uso do WhatsApp, com apenas cinco demandas no período.

As manifestações chegaram ao MPAM por diversos canais, com o formulário eletrônico liderando as demandas (748 registros). Em seguida, foram contabilizados 523 atendimentos presenciais, 342 pelo Disque 100/Ligue180, 225 por e-mail, 193 pelo Fala BR, cinco pelo WhatsApp e apenas um via postal.

Os assuntos mais recorrentes das manifestações no terceiro trimestre foram crimes, com 525 registros, seguidos por temas relacionados à saúde, que somaram 247 manifestações, e ao controle externo da atividade policial, com 148 registros. Além desses, houve também manifestações sobre outros temas, como meio ambiente, educação, infância e juventude, entre outros.

Durante a apresentação, a ouvidora-geral Jussara Pordeus também ressaltou a necessidade de ampliação das promotorias especializadas em saúde e educação. “Essas áreas, que contam com apenas duas promotorias cada, recebem um volume de demandas maior que o da área de defesa do consumidor, por exemplo, que possui três promotorias”, explicou.

Reconhecimento

Após ouvir os números de registros da Ouvidoria-Geral, a procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Albuquerque, parabenizou o trabalho da ouvidora Jussara Pordeus, especialmente pela atuação da Ouvidoria no período eleitoral. “Quero parabenizar a dra. Jussara pelo trabalho desempenhado, que demonstrou a credibilidade que a sociedade deposita no MPAM em diversas áreas, o que é importante para o planejamento e fortalecimento da instituição”, destacou a PGJ, que presidiu a sessão pela primeira vez desde sua posse.

O desempenho da Ouvidoria-Geral também foi destacado pelos membros do colégio, que, durante fala, destacaram o empenho da procuradora Jussara Pordeus e a equipe no trabalho do setor, que é o canal de comunicação principal entre a sociedade e o MPAM.

A procuradora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, por exemplo, elogiou o relatório da Ouvidoria-Geral e aproveitou a palavra para sugerir a divisão do Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa do Patrimônio Público e dos Direitos Constitucionais do Cidadão e do Consumidor (CAO-PDC) em três novas coordenações — patrimônio público, saúde e educação —, em vez de criar novas promotorias.

O aumento nas manifestações reflete a confiança da população amazonense no Ministério Público quanto à fiscalização e defesa dos direitos da sociedade.

Texto: Yasmin SiqueiraFoto: Hirailton Gomes

  

Tags:DenúnciasfiscalizaçãoitacoatiaramanacapuruManausmeio ambiente
Compartilhe esse Artigo
Facebook Copy Link Print

Você também pode gostar

Amazonas

Evento, apoiado pelo Governo do Amazonas, sobre agricultura regenerativa da Amazônia Ocidental ocorre em Humaitá

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura serviços da Telessaúde em Manicoré e Humaitá, alcançando cinco municípios do interior

Por administrador
Amazonas

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima entrega ajuda humanitária para famílias afetadas em Manicoré e Humaitá

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega UTI em Humaitá e interior passa a contar com 41 leitos de alta complexidade

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?