A primeira apreensão foi registrada por volta das 21h30, na embarcação Vencedor IX, que estava saindo de Barcelos para Manaus. Durante a fiscalização, o cão de faro para narcóticos Kratos, da Companhia Independente com Cães (CIPCães), indicou aos policiais que dentro de uma mochila havia suspeita de entorpecentes.
As apreensões contaram com o apoio do cão de faro para narcóticos Kratos, da Companhia Independente com Cães da PMAM (Foto: Divulgação SSP-AM)Cerca de 12 quilos de maconha do tipo skunk foram apreendidos, durante abordagens distintas a embarcações, nas proximidades de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), realizadas entre a noite de sexta-feira (26/01) e madrugada deste sábado (27/01). As apreensões foram realizadas de forma integrada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM), em operação na Base Fluvial Arpão 2, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
Por volta da 1h30, em uma nova fiscalização, na lancha tipo expresso Lady Luiza 1, que havia saído de Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus), também com destino à capital, as equipes encontraram mais entorpecentes. A droga foi encontrada com apoio do cão Kratos, que estava escondida dentro de aparelhos de TV.
Na revista ao acessório, as equipes encontraram seis tabletes de entorpecentes, que totalizaram cinco quilos. O responsável pela mochila não foi identificado.
Ao todo foram apreendidos 15 pacotes de entorpecentes, que totalizaram 12 quilos de droga. Com a apreensão, a SSP-AM estima dano de R$250 mil ao crime organizado. Todo material apreendido foi encaminhado para a Polícia Civil.
Durante a fiscalização, os policiais encontraram nove tabletes de entorpecentes, que totalizaram sete quilos. Após análises realizadas pelos peritos do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), das drogas apreendidas, o laudo apontou para maconha tipo skunk.