Foto: Divulgação e Carlos Soares/SSP-AM Policiais da Base Fluvial Arpão 2 apreenderam, na madrugada desta quinta-feira (11/01), com o apoio do cão de faro para narcóticos Kratos, 10 quilos de entorpecentes avaliados em cerca de R$ 200 mil. A apreensão, realizada em Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), é a primeira da nova base fluvial, que foi entregue pelo governador Wilson Lima no dia 3 de janeiro.
Há 49 minutos
Essa foi a primeira apreensão da unidade entregue pelo governador Wilson Lima, no dia 3 de janeiro
Apreensão
“Essa Base mostra sua importância e soma-se à Base Arpão 1, que está próximo a Coari, no Médio Solimões. Temos ainda outras duas bases, sendo que uma delas está atuando acima de Tefé, no Alto Solimões e rio Japurá, e a Paulo Pinto Nery, da Polícia Civil, que está atuando de Parintins, principalmente, dando foco no rio Madeira, de modo que a gente consegue atender boa parte dos rios, criando, assim, uma rede de proteção no estado do Amazonas”, afirmou o secretário de Segurança, coronel Vinícius Almeida.
Durante os procedimentos de revista, o cão de faro para narcóticos Kratos sinalizou que dentro de uma mochila havia drogas. Os policiais realizaram a inspeção e localizaram sete tabletes de entorpecentes.
A apreensão foi realizada pelas equipes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em conjunto com a Polícia Civil (PC-AM), por volta da 1h, durante abordagem de rotina na embarcação Raul Araújo. O ferry boat havia saído de Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus) e tinha como destino a capital.
Arpão 2
Após análise das equipes do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), foi constatado que era maconha do tipo skunk. Ao todo, foram encontrados 10 quilos da droga. Com a apreensão, a polícia causou danos de R$ 200 mil ao crime.
A nova unidade fluvial está localizada entre os rios Negro e Branco, beneficiando os municípios da calha do rio Negro, entre os quais Barcelos, Novo Airão e Santa Isabel do Rio Negro.
A Base Fluvial 2 foi inaugurada pelo governador Wilson Lima, no dia 3 de janeiro. Menos de uma semana depois, a embarcação foi enviada para operação com uma tropa integrada das Forças de Segurança.
Além da SSP-AM, a base fluvial conta com o efetivo da PMAM, PC-AM, DPTC, Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), Força Nacional de Segurança Pública e Marinha do Brasil.
Efetivo