Foto: Divulgação/IdamAs capacitações técnicas oferecidas, gratuitamente, aos agricultores familiares em todo estado serão ampliadas ao longo deste ano, conforme o Plano Operativo 2024 do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), órgão de assistência técnica e extensão rural (Ater) em território amazonense. As metodologias serão variadas, com objetivo de atrair público interessado em impulsionar a produtividade e renda dos trabalhadores.
Há 27 minutos
Dia de Campo, Unidades Demonstrativas e Demonstrações de Métodos estão entre as metodologias adotadas pelo Idam para transferência de conhecimentos
Uma das medidas da autarquia voltada à promoção do conhecimento, também, é aumentar a realização dos Dias de Campo, eventos que, em seis edições realizadas em 2023, atraíram mais de duas mil pessoas. Para este ano, estão previstos 18 Dias de Campo, com a participação de especialistas locais e nacionais.
Entre as iniciativas adotadas pelo instituto estão a implementação de novas tecnologias, tais como: mecanização agrícola, nutrição de plantas, boas práticas de cultivo, entre outros, são fundamentais para que os pequenos e médios produtores obtenham mais qualidade nos produtos e aumentem suas rendas.
Metodologias
“Planejamos realizar os encontros na capital e no interior, com a presença do nosso corpo técnico, além de especialistas de instituições de pesquisa, universidades, e convidados de outros estados. A iniciativa tem o objetivo de somar o conhecimento junto a produtores rurais, que são referência em determinadas culturas aqui no Amazonas”, destacou o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.
As visitas de Ater devem somar mais 61 mil durante todo ano. É por meio das visitas que os extensionistas do Idam acompanham os agricultores familiares, com emissão de documentos, auxiliam na regularização de associações e cooperativas, e elaboração de projetos para financiamentos e acesso a políticas públicas.
O Idam planeja, ainda, a realização de 729 cursos para agricultores familiares e mais 432 cursos destinados aos técnicos do Sistema Sepror. A transferência de conhecimentos aos produtores rurais também será feita por meio de 45 intercâmbios, 1.313 palestras, 1.541 reuniões, 204 Unidades Demonstrativas (UD) e 1.1881 Demonstrações de Métodos.