Os profissionais do magistério querem que os vereadores cobrem da Prefeitura de Manaus explicações do motivo do não pagamento do abono do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb.O vereador Capitão Carpê (Republicanos) foi o primeiro a assinar o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Fundeb, de autoria do também vereador Rodrigo Guedes (Podemos). Além do apoio ao pedido de investigação, Carpê participou de uma manifestação de professores da rede pública municipal nesta segunda-feira (08/01), em frente à Câmara Municipal de Manaus (CMM).
O ofício n° 344/2023 solicita que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informe e discrimine os valores recebidos a título do Fundeb para 2023; o detalhamento de onde foram gastos os recursos e os critérios adotados para a destinação dos valores; além da justificativa por não priorizar o pagamento do abono aos professores da rede pública municipal.
Parlamentares oficializaram, em dezembro de 2023, uma solicitação à Semed, pedindo informações a respeito do não pagamento do Fundeb.
“Desde de dezembro estamos lutando contra essa covardia feita contra os servidores da educação. Vamos investigar e cobrar da Prefeitura que explique o que fez com o dinheiro do Fundeb”, afirmou Carpê.
Carpê lembrou que protocolou uma ação no Ministério Público do Amazonas, ainda em dezembro do ano passado, para que os mesmos pontos sejam esclarecidos.
The post Capitão Carpê é o primeiro vereador a assinar pedido de CPI do Fundeb appeared first on Câmara Municipal de Manaus.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador