Foto: Arthur Castro/SecomO Governo do Amazonas apresentou, nesta terça-feira (30/01), a programação do Carnaval na Floresta 2024, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que traz um conjunto de ações em parceria com as áreas da segurança, saúde, transporte e social. Os eventos se estendem pelas ruas da cidade, centro de convenções e municípios ao longo do mês de fevereiro.
Há 12 segundos
Programação se estende pelas ruas da capital, centro de convenções e municípios ao longo do mês de fevereiro
1ª – Unidos do Alvorada – 20h às 21h10
Neste ano, o calendário inicia mais cedo e abre com os desfiles das escolas de samba, no Centro de Convenções Gilberto Mestrinho, o Sambódromo. O público irá prestigiar grandes espetáculos nos dias 1º e 2 de fevereiro, a partir de 21h, quando desfilam as escolas dos grupos de acesso B e A, respectivamente, e no dia 3 de fevereiro, é a vez do grupo especial, de acordo com a ordem a seguir:
3ª – Vila da Barra – 22h40 às 23h50
2ª – Andanças de Ciganos – 21h20 às 22h30
5ª – Mocidade Independente de Aparecida – 01h20 às 02h30
4ª – Reino Unido da Liberdade – 00h às 01h10
7ª – Vitória Régia – 04h às 05h10
6ª – Grande Família – 02h40 às 03h50
Ainda no Sambódromo, no dia 5 de fevereiro, será realizada a apuração das notas das escolas de samba: 10h do acesso A e B e, 14h, do grupo especial.
8ª – Dragões do Império – 05h20 às 06h30
Carnaboi
De acordo com o secretário de estado de Cultura e Economia Criativa, Marco Apolo Muniz, a festa promove uma grande integração cultural para a população do Amazonas.“O Governo do Amazonas realiza mais um Carnaval na Floresta com a integração de todas as secretarias. Tudo isso é para assegurar aos foliões uma excelente festa e aquecer a economia, a partir da geração de emprego e renda”, destacou Marcos Apolo.
Carnaval do Povão
Dando continuidade à programação do Carnaval na Floresta 2024, o Carnaboi e os esquentas da festa que abre a temporada bovina, acontecem no Centro de Convenções Studio 5, no Distrito Industrial, com entrada gratuita. Portanto, os esquentas do Carnaboi acontecem de 5 a 7 de fevereiro, na plenária do Studio 5, das 19h às 23h30. E a festa propriamente dita, o Carnaboi 2024, será nos dias 9 e 10 de fevereiro, das 19h às 2h30, no pavilhão do Centro de Convenções.
As ruas da cidade e os municípios também se vestem de folia. Por meio de edital, 51 blocos de Carnaval de pequeno, médio e grande porte, na capital e interior, foram contemplados com o apoio cultural do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Contribuindo com a descentralização das ações carnavalescas, pelo segundo ano consecutivo, a zona norte de Manaus recebe o Carnaval do Povão, no Parque Amazonino Mendes, no Novo Aleixo. Do dia 16 a 18 de fevereiro, se apresentarão, na alameda Alphaville, as escolas do grupo experimental do Carnaval de Manaus.
Forças de Segurança
A programação completa poderá ser acessada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), onde serão feitas as atualizações semanais, bem como um roteiro dos blocos de carnaval de rua e as atrações musicais dos eventos citados.
Atuarão efetivos integrados das Polícias Militar (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros (CBMAM) e as equipes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
Para garantir a segurança dos foliões nos eventos carnavalescos, as Forças de Segurança e Salvamento permanecerão nas ruas 24 horas por dia, tanto em Manaus, quanto nas cidades do interior do Amazonas.
“Todas as nossas tropas, em todas as modalidades de policiamento estarão atuando. Esse policiamento vai acontecer não só nos pontos de festa, mas em toda a cidade. Junto com os outros órgãos de segurança, vamos garantir uma celebração tranquila para todos”, disse o comandante geral da Polícia Militar, coronel Klinger Paiva.
Na competência da Polícia Militar, 2.500 policiais realizarão o policiamento na capital para garantir mais segurança para a população.
Permanência de crianças e adolescentes
Além disso, a SSP-AM vai desencadear a Central Integrada de Fiscalização (CIF), que vai percorrer várias zonas de Manaus para dar cumprimento às Portarias de Carnaval e Grandes Eventos.
Os adolescentes de 12 a 18 anos deverão portar documento de identificação com foto para assistir e permanecer nos desfiles de escolas de samba, além de estarem acompanhados.
Crianças de até 12 anos não poderão assistir ao desfile das escolas de samba no Centro de Convenções. Para as crianças de 5 a 12 anos que irão desfilar, será necessário ter alvará e documentação do Juizado da Infância e da Juventude Infracional. A decisão foi alinhada pelo Juizado com os órgãos do Governo do Estado, a União dos Blocos de Carnaval e demais instituições de proteção das crianças e adolescentes.
Para prevenir violações de direitos humanos e conscientizar a população, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), vai levar para as ruas a campanha “Carnaval na Floresta – Livre de Assédio e Preconceito”. Durante todo o período carnavalesco, serão realizadas ações nas principais bandas e blocos de rua, além do Desfile das Escolas de Samba de Manaus e o Carnaboi 2024.
Campanha contra assédio e violência