Foto: Antonio Lima/Secom
Há 9 horas
Unidade Móvel de Castração tem expectativa de efetuar cerca de 200 castrações por dia, a partir desta quarta-feira (21/02)
“Tem sido uma determinação do governador Wilson Lima para que possamos trabalhar de uma forma contínua para poder garantir o bem-estar animal, em especial o cuidado com os pets. Toda essa estrutura é feita em parceria com a Comissão de Proteção Animal Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Amazonas, em uma ação integrada entre o Poder Legislativo e Executivo para que possamos garantir a melhoria da vida das pessoas e dos pets”, ressaltou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
A Unidade Móvel de Castração do Governo do Amazonas, o Castramóvel, administrada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), iniciou os atendimentos de 2024 nesta quarta-feira (21/02). O serviço, que realiza castrações solidárias de cães e gatos sem custo aos tutores, tem a meta de efetuar até 200 castrações por dia.
Foto: Antonio Lima/Secom
No momento, o Castramóvel está em operação na sede da Sema, nº 3280, Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus. A proposta é que, em breve, o serviço também possa ser oferecido de forma itinerante, pelos bairros e municípios do interior do Amazonas.
A esteticista Daniele Abad foi uma das pessoas que procurou o atendimento. Ela destaca a importância da iniciativa. “Achei muito importante porque ajuda a castrar os cachorros e é uma boa oportunidade por ser gratuito”, pontuou.
A política tem o objetivo de democratizar o acesso à castração, considerada um dos meios mais eficazes para impedir o avanço de zoonoses e resguardar problemas de saúde de animais domésticos. A castração ajuda, ainda, no controle reprodutivo de animais em situação de rua e na redução de maus-tratos, sendo um ato de amor e de responsabilidade.
O Castramóvel faz parte da Política de Bem-Estar Animal do Amazonas, executada de forma pioneira pelo Governo do Estado, desde 2020. Nesse período, mais de 17,7 mil castrações solidárias já foram realizadas. Além da capital, os serviços também alcançaram 13 municípios do interior e 23 bairros de Manaus.
O cachorrinho do estudante Vinicius Souza também foi um dos animais castrados nesta quarta-feira. “Eu achei excelente porque muitas das vezes não temos condições de castrar um cachorro, e foi interessante ter essa mobilização social”, disse.
Agendamentos
Foto: Antonio Lima/Secom
A média de espera para o procedimento pode variar conforme a demanda. Ao solicitar agendamento on-line, é importante aguardar e não enviar novas mensagens na sequência. Caso contrário, o nome do interessado voltará automaticamente para o final da fila de espera, atrasando o atendimento.
O agendamento para castrações solidárias é feito exclusivamente pelo WhatsApp, por meio do Disque Castração: (92) 98602-4456. Para agendar, é necessário que o tutor seja maior de idade e apresente RG, CPF, comprovante de residência e uma foto do animal.