A ação teve como objetivo aprimorar o processo criativo e a qualidade de vida das pessoas idosas
Foto: Jimmy Christian/Seas
Uma espécie de ‘mini linha de produção’ foi criada no salão multiuso I, do Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro de Aparecida, zona sul de Manaus, na manhã desta sexta-feira (03/05), para realização de uma oficina de artesanato arteterapia, para confecção de lembranças pelo Dia das Mães, com materiais recicláveis. A ação teve como objetivo aprimorar o processo criativo e a qualidade de vida das pessoas idosas, do Grupo de Convivência Futuro Melhor.
A técnica responsável pelo grupo, a assistente social Elizete Seixas, disse que a proposta foi decorar garrafas, tanto de vidro, como plástica, visando estimular o poder criativo, cognitivo e a coordenação motora das participantes do grupo, tendo como mote o Dia das Mães, que acontece no segundo domingo de maio. “Elas podem decorar as garrafas com sementes, flores, almofadinhas, bombons, bijuterias e outros mimos”, disse.
Foto: Jimmy Christian/Seas
A assistente social destacou que a arteterapia utiliza as artes plásticas como meio de recuperar a saúde mental e o bem-estar emocional da pessoa. “Faz parte do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos adotado pela Seas nos centros de convivência “, disse.
Participante do grupo Futuro Melhor, a idosa Eulália Maria Farias, 67 anos, há dois anos participa de atividades físicas no Ceci, onde tem se recuperado de dores físicas com exercícios de fortalecimento da estrutura óssea. “Me sinto bem melhor do corpo e da alma também, porque este local tem me proporcionado várias descobertas”, disse.
Por sua vez, Juceni Souza Guimarães, 62 anos, mãe de três filhos adultos, diz que o local tem lhe ajudado a se congregar com outras pessoas e que as oficinas têm sido um novo aprendizado. “É sempre uma nova descoberta”, admite a participante do grupo Futuro Melhor.
Foto: Jimmy Christian/Seas
Flor gérbera
Outro Grupo de Convivência, o Estimuloteca, participou de uma outra oficina para confecção da flor gérbera, que é símbolo da Campanha do Maio Laranja. Administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), com ajuda de parceiros, o Ceci atende envelhecentes e idosos, oferecendo uma gama de atividades de segunda a sexta-feira.
O aparelho público realizou também na manhã de hoje uma ação de qualificação profissional para pessoas idosas, com o tema: Rede de Proteção Social à Pessoa Idosa, na sala de ginástica. Teve ainda um Aulão de Ritmos “Sextou com o + Vida”, tendo como lanche salada de frutas, no salão central.
O post Ceci Aparecida ensina arteterapia para idosos com produtos recicláveis apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.