Durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta quinta-feira (9/5), o deputado Comandante Dan (Podemos) realizou Cessão de Tempo à Cruz Vermelha pela passagem do dia alusivo à instituição, 8 de maio. O presidente da Cruz Vermelha no Amazonas, coronel bombeiro Mário Aníbal e o presidente nacional, Kleber Maia, se pronunciaram.
“Pessoalmente vivi experiências muito significativas com a Cruz Vermelha, inclusive na pandemia da Covid-19, quando estive secretário de Ordem Pública em Presidente Figueiredo. Também fui instrutor de direitos humanos para militares, a convite deles, e carrego até hoje os ensinamentos que recebi, com os prognósticos de mais uma estiagem recorde para 2024. Tenho certeza de que o organismo será indispensável na assistência aos cidadãos amazonenses”, afirmou o deputado.
O presidente Mário Aníbal declarou que os serviços de saúde são a prioridade no Brasil e a atuação acontece em muitas frentes, como uma força auxiliar ao aparelho estatal. Ele afirmou que já estão em fase de conclusão do planejamento às atividades que serão implementadas durante a vazante no Amazonas.
Kleber Maia destacou que o trabalho desenvolvido tem por princípio a discrição, evitando quaisquer tipos de promoção pessoal e propagandas ideológicas. “Somos conhecidos por sermos os primeiros a chegar e os últimos a sair em situações de grave crise humanitária, sempre com foco na dignidade do ser humano, independentemente de credo, raça ou cor, classe social, gênero, orientação afetivo sexual e preferência política”, disse.
A Cruz Vermelha
A data consagrada à celebração da instituição é o dia de nascimento do suíço Henry Dunant, fundador da mais importante organização humanitária do mundo. A instituição surgiu em 1863.
A Cruz Vermelha atua em todo o mundo em conflitos armados, desastres naturais e outras catástrofes, prestando assistência médica, nutricional e psicossocial às comunidades afetadas por catástrofes naturais, doenças, pobreza, fome, guerra e outros tipos de violência e está presente em 190 países.