O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) certificou 42 alunos no Projeto de Capacitação em Controle de Descarga Eletrostática (ESD), realizado em parceria com a Fundação de Apoio Institucional Muraki e a Jabil Industrial do Brasil LTDA, empresa investidora.
A cerimônia foi realizada no Instituto Benjamin Constant (IBC), na terça-feira (09/04), e contou com a presença do diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque, da diretora Acadêmica, Luana Souza, e do diretor de Relações Interinstitucionais, Amilton Gadelha. A Muraki foi representada pelo seu diretor-executivo Fernando Moreira Júnior.
Para o presidente do Cetam, o curso mostra o alinhamento da autarquia na formação qualificada para a indústria local. “O Cetam oferta cursos de qualificação e técnicos voltados para o polo industrial de Manaus e, assim, contribuímos na geração de emprego e renda para os amazonenses”, destacou Fábio Albuquerque.
O projeto, realizado por meio de Termo de Cooperação Científica e Tecnológica, evidencia o compromisso das partes envolvidas com a formação e aprimoramento profissional no Amazonas.
O curso, desenvolvido para abordar os princípios, métodos e práticas do Controle de Descarga Eletrostática (ESD) proporcionou uma compreensão abrangente sobre a prevenção e mitigação dos danos causados por descargas eletrostáticas em dispositivos eletrônicos sensíveis, equipamentos e ambientes afetados.
O Controle de ESD desempenha um papel fundamental na implementação bem-sucedida da Indústria 4.0, garantindo a integridade e a confiabilidade dos dispositivos eletrônicos e dos processos de fabricação automatizados.
Uma abordagem eficiente para o controle de ESD é essencial para assegurar o funcionamento seguro e eficaz das operações industriais modernas.
O sucesso do projeto reflete o comprometimento das instituições envolvidas em promover a qualificação profissional e a adaptação às demandas do mercado atual.
O Cetam, a Muraki e a Jabil Industrial do Brasil LTDA reafirmam seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento tecnológico e econômico da região.
Foto: Marivaldo Silva/Asscom Cetam