Após uma intensa campanha iniciada em 2023 e que ganhou força em abril deste ano, o deputado Comandante Dan (Podemos) expressou sua satisfação com o andamento das negociações da data-base. A declaração foi feita após a segunda rodada de negociações para o reajuste salarial das forças de segurança, realizada na tarde de sexta-feira (21/6), na sede do Governo Estadual. “Na primeira reunião, os representantes dos trabalhadores apresentaram suas perdas e os percentuais acumulados. Hoje, o governo ofereceu uma contraproposta, que foi discutida pela categoria”, afirmou o parlamentar, que é policial militar da reserva e já comandou a força policial.
Inicialmente, o governo propôs cobrir imediatamente a data-base de 2024 e abrir uma nova rodada de negociações para discutir a diferença acumulada nos anos anteriores em que não houve concessão do benefício: 2021, 2022 e 2023. Os trabalhadores da segurança pública – policiais civis, militares e penais, bombeiros militares, agentes, escrivães, peritos, delegados e servidores técnico-administrativos – pleitearam o pagamento imediato da data-base de 2023, que é superior à de 2024, com acréscimo da data-base de 2024 até novembro, para depois negociar a diferença restante.
“Não tenho dúvidas de que o diálogo é o melhor caminho para o entendimento e vejo que todos os envolvidos – agentes responsáveis pela aplicação da lei e governo – têm interesse em chegar a um acordo. Até o momento, obtivemos sucesso na retomada das negociações”, reforçou Dan. A expectativa é que a resposta do governo seja anunciada até a próxima segunda-feira (24). Considerando que esta semana antecede o Festival de Parintins, com uma alta demanda das forças policiais, é provável que o próximo encontro seja marcado para depois do evento. Estiveram presentes pelo Poder Executivo estadual os secretários de Governo, Sérgio Littaif Filho, e da Segurança Pública, coronel QOPM Vinicius Almeida, além do deputado Comandante Dan e do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Felipe Souza (PRD).