O deputado Comandante Dan (Podemos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas nesta terça-feira (30/4), para solicitar ao Executivo Estadual a valorização do servidor público estadual. Ele se ressente da ausência de manifestações do Governo do Amazonas sobre a data-base dos trabalhadores da educação, saúde e segurança pública.
“Considero um absurdo a falta de anúncio da data-base, que se trata apenas da reposição salarial corroída pela inflação ao longo dos anos e fico inconformado com a necessidade de mobilizações e paralisações para sensibilizar o poder público quanto à importância dessa reposição”, declarou o parlamentar.
Ele credita como inconcebível que os agentes responsáveis pela aplicação da lei precisem recorrer a manifestações e paralisações para terem suas vozes ouvidas, prejudicando o funcionamento dos serviços essenciais. “Infelizmente tem sido o único meio de se fazerem ouvir”, disse.
Dan Câmara criticou a ausência de respostas do Executivo aos trabalhadores. Segundo o deputado, a necessidade de oferecer serviços de qualidade à população é uma obrigação do poder público e, para isso, é imprescindível valorizar os profissionais que os prestam.
Ele lembrou que a data-base das forças de segurança – policiais civis e militares, bombeiros militares, peritos, servidores técnico-administrativos – era aguardada para o último dia 21 de abril, mas não houve aceno algum.
“O anúncio da atualização salarial está prevista em lei, os agentes responsáveis pela aplicação da lei amargam quatro anos sem a concessão do benefício”, finalizou Câmara.