Ocupando a tribuna no legislativo estadual, nesta terça-feira (21/5), o deputado Comandante Dan (Podemos) pleiteou do Executivo providência na solução do problema da delegacia do município de Tapauá (distante a 565 quilômetros de Manaus). O parlamentar, que esteve na cidade da calha do Purus com 20 mil habitantes, inspecionou as estruturas de segurança pública.
Ele denunciou que há 27 presos nas dependências do aparelho policial, sem a menor condição de ocupação e demandando um trabalho extra das polícias civil e militar, retirando os policiais das rotinas de patrulhamento da cidade.
“O cidadão privado de liberdade é tutelado pelo poder público, que precisa cumprir suas obrigações, os direitos fundamentais previstos na Constituição Federal continuam válidos para todos, inclusive aos detidos por acusação de prática criminosa, ou mesmo no cumprimento de pena, acesso à saúde, à educação, ao trabalho e a convivência social (recebimento de visitas), precisam ser assegurados”, declarou Dan.
Dan Câmara pediu celeridade à Secretaria Executiva de Operações Especiais e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) na remoção daqueles que estão cumprindo penas, para que haja um “respiro” àquele aparelho policial.
O deputado afirmou que a situação não é privativa da delegacia de Tapauá, mas pontua muitos interiores, deixando a segurança e a ordem públicas vulneráveis.