Com o início do segundo semestre legislativo, que está previsto para o dia 1º de agosto, o deputado Comandante Dan (Podemos) espera que os parlamentares apreciem sua proposta de criação de uma comissão mista para acompanhar a vazante. A sugestão foi protocolada no final do primeiro semestre e reuniria várias comissões temáticas da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com foco específico na vazante. Segundo o deputado, a primeira missão da comissão seria acompanhar as questões relacionadas à vazante, que já começa a preocupar em julho. O objetivo principal seria prevenir e mitigar o impacto desses eventos climáticos e hidrológicos na população.
A proposta envolve as Comissões de Segurança Pública, de Transporte, Trânsito e Mobilidade, de Saúde e Previdência, de Educação, de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento. O deputado Dan Câmara defende que o tema possui transversalidade, afetando e conectando diferentes áreas de atuação, o que o levou a propor a comissão mista.
Para ele, é importante agir de forma preventiva e não apenas reagir aos eventos climáticos que estão acontecendo e continuarão a acontecer. Com toda a tecnologia disponível, é possível antecipar esses eventos e desenvolver ações preventivas. Além de legislar sobre o assunto, é papel dos parlamentares fiscalizar, propor e realizar ações e destinar emendas para apoiar a população. Durante o primeiro semestre, o deputado Comandante Dan abordou frequentemente o impacto das mudanças climáticas na população amazonense. Ele teve um Projeto de Lei de sua autoria aprovado, que cria brigadas de combate a incêndios nas cidades do interior do Amazonas e de enfrentamento a outros tipos de sinistros.