A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Legislativo Estadual, presidida pelo deputado estadual Comandante Dan (Podemos), realizará uma Audiência Pública no dia 15 de agosto, às 14h, no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O objetivo do evento é discutir a pirataria e o narcotráfico nos rios do Estado, especialmente nas calhas Alto e Médio Solimões, do Madeira e Baixo Amazonas, e buscar soluções para combater essas práticas criminosas.
Segundo o deputado Comandante Dan, a pirataria é uma atividade criminosa realizada por facções que se estruturaram a partir do narcotráfico. Essa prática tem inviabilizado o transporte fluvial de cargas nos rios do Amazonas, tornando necessário o uso de escolta armada nas embarcações, o que encarece o frete. Além disso, há também a pirataria conhecida como “ratos d’água”, que ataca embarcações de transporte de passageiros.
Um estudo do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) aponta que, de 2020 a 2023, a ação dos piratas dos rios resultou em um prejuízo de R$ 47 milhões em desvio de combustíveis. O mesmo relatório do IBP mostra que, no mesmo período, houve um prejuízo de R$ 100 milhões no transporte de cargas. Apesar de a mídia dar mais destaque ao roubo de combustível, os piratas também atacam outras modalidades de carga.
Para Comandante Dan, essa é uma guerra que exige a união de todos, incluindo as diferentes esferas do Executivo e do Legislativo, bem como os profissionais e empreendedores dos transportes fluviais. Ele acredita que é necessário um plano emergencial de segurança pública que proponha ações efetivas no combate ao narcotráfico e à pirataria, crimes que estão interligados e envolvem criminosos internacionais.
A audiência é aberta a todos os cidadãos interessados no assunto e é uma oportunidade para discutir e buscar soluções para esse grave problema que afeta a segurança e a economia do Estado.