O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) homenageou, na tarde desta segunda-feira, 27/5, o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o policial federal Luiz Fernando Corrêa. O homenageado, gaúcho de nascimento, recebeu o Título de Cidadão do Amazonas e a Medalha Ruy Araújo, a maior honraria do Legislativo Estadual.
Além do atual posto de liderança na Abin desde 2023, Luiz Fernando foi diretor-geral da Polícia Federal, entre 2007 e 2011. Ocupou o cargo de secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, de 2003 a 2007. O contato mais próximo entre o homenageado e o parlamentar aconteceu em 2004, quando o agraciado esteve à frente da Secretaria Nacional de Segurança e implementou a Força Nacional.
O deputado atuou na implantação da nova tropa e comandou as primeiras operações no Espírito Santo, Rio de Janeiro e em outros estados, até 2007.
Uma aeronave de asas rotativas, um helicóptero Swayze, foi doado ao Amazonas como legado da participação exitosa da tropa liderada pelo Comandante Dan na operação de segurança dos Jogos Panorâmicos 2007.
Posteriormente, o delegado federal Luiz Fernando também atuou na segurança nas Olimpíadas, de junho de 2011 a setembro de 2016.
“O país não tinha a cultura de grandes eventos internacionais. A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 foram desafios enormes e na época estive secretário adjunto de grandes eventos do Amazonas e Luiz Fernando foi fundamental para o sucesso do evento em Manaus”, afirmou o Comandante Dan.
Da experiência dos jogos olímpicos, o novo cidadão amazonense publicou, com Mário Sérgio Duarte e Henique Borri, o livro “Mais Fortes – Olímpíadas seguras em meio ao caos”.
Luiz Fernando agradeceu as honrarias e falou do seu prazer em ser um cidadão do Amazonas, lugar que o Brasil inteiro precisa ter compromisso.
Estiveram entre as autoridades presentes ao evento, o comandante do 9° Distrito Naval, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, o chefe da sessão de inteligência do CMA, o coordenador do combate ao crime do MPF, integrantes do ICM Bio, integrantes da Agência Nacional de Inteligência, além de amigos e familiares do homenageado.