Durante os anos de 2023 e 2024, a Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), liderada pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), teve um impacto positivo em mais de 32 mil pessoas no Estado. Através de palestras, projetos, campanhas educativas e atendimentos na capital e interior, a comissão trabalhou incansavelmente para proteger as crianças e adolescentes da região.
O deputado João Luiz ressaltou a importância do trabalho realizado pela comissão, afirmando que é necessário conscientizar a população sobre a proteção da infância e juventude. Ele também destacou a importância do Dia das Crianças, comemorado no sábado (12/10), como um momento de reflexão sobre a importância de proporcionar um ambiente seguro e saudável para as crianças.
Entre as ações realizadas pela comissão, destaca-se a criação das Leis nº 6.454/2023, que estabelece a implantação do aplicativo Infância Protegida, e nº 6.684/2024, que institui o Dia Estadual do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação no Estado do Amazonas.
O deputado também é responsável pela campanha “Ei, Te orienta! Aliciar, molestar e violentar crianças, não é cultura, é crime!”, que já alcançou 23.940 pessoas na capital e interior do Amazonas. Além disso, ele destinou uma emenda parlamentar de R$ 100 mil à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), para aquisição de equipamentos e materiais permanentes para os policiais civis.
Através dos projetos Mobilização, Inclusão e Transformação (MIT) + Cidadania e Preparar, Realocar, Orientar, Adolescentes e Jovens (Proaj), a comissão alcançou 3.786 e 1.059 pessoas, respectivamente. Além disso, policiais civis da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc) da Polícia Civil do Amazonas (PCAM) realizaram palestras sobre crimes de cyberbullying para 4.180 estudantes da capital e interior do Estado.