Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Conquista acadêmica: Capes aprova dois novos cursos de doutorado da UEA
Amazonas

Conquista acadêmica: Capes aprova dois novos cursos de doutorado da UEA

18 de julho de 2024
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 14 minutos

A universidade passará a contar com 23 cursos de mestrado, 10 de doutorado, além de 200 cursos de especialização

FOTO: Daniel Brito/UEA

Em uma conquista histórica e que contribuirá para a formação científica e humana na região, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) anuncia avanços significativos voltados para a pós-graduação no estado: dois cursos de doutorado foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Serão criados o primeiro doutorado profissional de Enfermagem em saúde Pública da região Norte, e o doutorado acadêmico de educação em ciências na Amazônia, primeiro na área do ensino no Amazonas.

O reitor da UEA, André Zogahib, enfatiza que a universidade está comprometida com a valorização do conhecimento no estado. “Investimos muito no fortalecimento da educação, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Hoje, conseguimos dar mais um passo importante para a realização dos sonhos de nossos docentes e discentes, especialmente das áreas contempladas. É o momento de celebrar e colher os frutos que são resultado de muito trabalho”, afirmou o reitor.

Produção científica fortalecida

A UEA protagoniza uma conquista histórica, atendendo uma demanda social da região Norte, por meio do pioneiro doutorado de Enfermagem em saúde Pública. É o que explica a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem em saúde Pública (ProEnSP), Amélia Sicsú: “É a oportunidade de avançar na formação e no desenvolvimento acadêmico e profissional de enfermeiros na região amazônica.”

Segundo a coordenadora, o curso de doutorado incentiva a pesquisa de alto nível, resultando em uma maior produção de conhecimento científico e de tecnologias aderentes à realidade regional. “Isso não apenas enriquece o acervo acadêmico da instituição, mas, também, contribui para a disseminação de boas práticas em Enfermagem e saúde pública, beneficiando a comunidade acadêmica e a sociedade em geral”, explicou.

O curso de doutorado do ProEnSP terá como área de concentração “Práticas de Enfermagem em saúde Pública na Amazônia”, que abrange estudos relacionados ao processo saúde-doença-cuidado, além de ter como enfoque a inovação tecnológica para o cuidado individual e coletivo. O doutorado estrutura-se em duas linhas pesquisa: “Tecnologias de cuidado e de gestão em Enfermagem e saúde” e “Tecnologias sociais e educativas como instrumentos para promoção de saúde”.

Segundo a coordenadora do Programa de Pós-graduação em ciências na Amazônia (PPGEC), Prof.ª Dra. Caroline Barroncas, a universidade vem colaborando com a formação de mestres na área do ensino há muito tempo e, agora, com o doutorado, a qualificação dos docentes será ainda mais fortalecida.

“Este é o primeiro doutorado acadêmico na área do ensino no Amazonas e o terceiro na região Norte. Nosso foco é formar docentes pesquisadores para construir e disseminar conhecimentos na área do ensino, em particular sobre o ambiente e as sociedades amazônicas, contribuindo para a excelência da docência, da pesquisa e do impacto social”, completou a coordenadora.

O doutorado de educação em ciências da Amazônia tem como área de concentração “educação em ciências e ensino na Amazônia” e apresenta as seguintes linhas de pesquisa: “ensino de ciências: currículo, cognição e formação de professores” e “ensino de ciências: epistemologias, espaços não formais e divulgação científica”.

Durante a avaliação das propostas, a Capes analisa a produção acadêmica dos professores, o projeto pedagógico do curso, além de outros aspectos que envolvem a infraestrutura e adequação do curso ao desenvolvimento regional e nacional. Esse processo é submetido e acompanhado por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp).

Série de avanços

Ao longo de 2023, a UEA aprovou, junto à Capes, cinco novos cursos de pós-graduação: doutorado em Letras e artes, doutorado em Direito Ambiental, mestrado em Música, mestrado em Engenharia Elétrica e mestrado acadêmico em geografia. Na época, a aprovação simbolizou uma ampliação, em 30%, da oferta de cursos no âmbito da pós-graduação. A partir das novas conquistas em 2024, a universidade passará a contar com 23 cursos de mestrado, 10 de doutorado, além de 200 cursos de especialização.

Tags:Estado do Amazonasmanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Carnaval na Floresta: Construção dos galpões das escolas de samba do Grupo de Acesso começa na próxima semana

Por administrador
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, Gol do Brasil incentiva formação esportiva e inclusão social em Manaus

Por administrador
Amazonas

Ipaam multa posseiro em mais de R$ 24,3 milhões pelo maior desmatamento do ano em Borba

Por administrador
Amazonas

Coral do Amazonas encanta o público com o concerto ‘Joias do Barroco’ no Palácio Rio Negro

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega sete novas viaturas e reforça a segurança em Tabatinga

Por administrador
Amazonas

IML busca por familiares de Irany Santos de Lima que faleceu em Manaus

Por administrador
Amazonas

Central Integrada de Fiscalização interdita três bares na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

COP30: UGPE e Sedurb apresentam programas que aliam infraestrutura com sustentabilidade ambiental

Por administrador
Amazonas

Legado e história: Polícia Militar do Amazonas realiza solenidade do Dia do Veterano e homenageia policiais da reserva

Por administrador
Amazonas

Pela primeira vez, Carauari recebe Castramóvel para castração e vacinação de animais

Por administrador
Amazonas

Guerra de Canudos: Há 128 anos, a tropa da Polícia Militar do Amazonas retornava de um dos conflitos mais emblemáticos da história

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas conclui ciclo de capacitações e avança na implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?