Nesta quarta-feira (8/5), em pronunciamento no Pequeno Expediente, o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) falou sobre o contingenciamento dos repasses de recursos à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tendo em vista que os repasses são retirados do fundo estadual, verba direcionada do Governo do Estado.
O deputado também expôs que recebeu um pedido de socorro de alunos que reportaram o descaso e a falta de recursos que afetam o desenvolvimento acadêmico e as práticas de campo.
“O recurso da UEA é recurso carimbado, só serve para a UEA. Por que o governo está condicionando? Tirando com isso a saúde financeira dessa importante universidade do nosso Estado. Falo isso, porque essa semana recebi um pedido de socorro de alunos que foram convidados a participar de um evento em Paris, acadêmicos representando o nosso Amazonas e a UEA não tem recurso para ajudar em nada os alunos” ressaltou
O parlamentar também convocou o Governo para que possa fazer os devidos esclarecimentos quanto aos limites que estão sendo impostos nas verbas da UEA. “É nesse momento que você mostra para o mundo que aqui no coração da Amazônia, existe sim capacidade intelectual. E como é que nós estamos vendo esse gerenciamento de recursos?”, completou.
Durante o pronunciamento, Barreto também fala que não tem explicações para possíveis contingenciamentos por conta da receita “Se cair a receita, cai o fundo e não é o que está ocorrendo’’, encerrou.