Há 34 minutos
Evento foi o último do ano e reuniu participantes da região metropolitana de Manaus e Coari
Foto: Isaac Maia/Sepror
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), através do Núcleo de Cooperativismo e Associativismo do Setor Primário (Nucap), realizou, nesta quinta-feira (19/12), no auditório da secretaria, o último seminário do ano sobre ações cooperativistas. Com o tema Gestão Estratégica de Cooperativas e Associações do Setor Primário, o evento teve a participação de seis associações de Manaus e duas do município de Coari (distante 363 quilômetros da capital).
O seminário foi coordenado pelo técnico do Nucap, Raimundo Neto, com discussões sobre princípios e valores de Associações e Cooperativismo, prezando pela democracia diante de todos os seus membros, visando manter a harmonia e juntar forças pelo prol de um princípio e objetivo coletivo, com dinâmicas e debates para melhor entendimento da prática, desenvolvendo assim o tema principal.
Foto: Isaac Maia/Sepror
O secretário da Sepror, Daniel Borges, comentou que o Nucap desempenha um papel estratégico de regularização e fortalecimento das cooperativas e associações que representam os produtores rurais, mas ressaltou que nenhum esforço seria suficiente se não houvesse o comprometimento dos próprios produtores.
Foto: Isaac Maia/Sepror
“Temos que valorizar e agradecer a presença de todos. São homens e mulheres que se afastam de suas atividades diárias em suas propriedades em busca de conhecimento, para depois utilizar no desenvolvimento de suas comunidades. Muitos enfrentando dificuldades logísticas, pois nem todos têm condução própria. E todos mostram um comprometimento que nós, do Governo do Estado, valorizamos muito”, disse Daniel Borges.
Neste ano de 2024, O Nucap realizou cerca de 350 atendimentos, abrangendo ações de capacitação, diagnósticos organizacionais e suporte técnico às organizações rurais, mais de 250 diagnósticos organizacionais, analisando a situação cadastral de cooperativas e associações, mais de 40 ações de capacitação oferecendo orientações e práticas sobre associativismo, cooperativismo, regularização documental e gestão administrativa.
Foto: Isaac Maia/Sepror
“Em 2024, o Nucap realizou várias atividades como workshops, seminários, capacitações, palestras e oficinas. Para 2025 esperamos continuar com essas ações dando esse apoio às associações para regularização, principalmente, apoio em questão de documentação para as associações participarem de políticas públicas, do sistema e do setor primário”, disse a gerente do Núcleo, Gleiciely Cabral, falou sobre o resultado das ações do Nucap neste ano.
A representante da Associação de Agricultores Familiares Indígenas de Tikuna do Hubizinho, Raimunda Braga, destacou a importância do seminário: “Estar aqui no seminário de capacitação é muito importante, porque eu estou adquirindo conhecimento e ao voltar para minha comunidade já posso dizer que estou mais preparada do que antes. Então é muito importante”, disse Raimunda.
Participaram do seminário as seguintes organizações: Associação dos Piscicultores e Agricultores Familiares do Ramal 14 do Puraquequara (APAF); Cooperativa Agroindustrial dos Produtores das Comunidades Novo Paraíso e Frederico Veiga do Tarumã-Açú (Coopptaruma); Associação de Agricultores Familiares Indígenas Tikuna do Hubizinho (AAFITUH); Associação Indpígena Kokama Aldeia Beija-Flor -Peito-Azul; Associação dos Assentados Moradores e Trabalhadores na Agricultura Familiar do Ramal São José do PA Tarumã Mirim (AMTAFRSJ); Associação dos Moradores da Comunidade de São Sebastião.