12 de jul de 2024 | 08:54
Em comemoração aos 148 anos de criação no estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, na noite desta quinta-feira (11/07), a solenidade de formatura geral com as tropas da capital. No evento, também foi entregue o Espadim – a espada símbolo dos alunos oficiais –, que representa um importante passo na carreira militar. Os alunos foram convocados, em 2023, por meio de concurso público e estão no curso de formação.
O comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, pontuou que o Corpo de Bombeiros tem construído um legado de grandes conquistas ao longo dos anos; e que o empenho de cada bombeiro e bombeira é peça-chave na missão de servir e proteger a população amazonense.
“São 148 anos de história de serviços prestados à sociedade amazonense em diversas áreas, partindo do combate a incêndio, salvamento, mergulho, combate aos incêndios florestais, que estão muito em evidência nesse momento. É um momento muito importante de gratidão, felicidade para a corporação e estamos aqui para celebrar”, enfatizou o comandante-geral, coronel Alexandre Freitas.
O Corpo de Bombeiros no Amazonas foi criado no dia 11 de julho de 1876, com a promulgação da Portaria nº 268-1, que ordenava o serviço de extinção de incêndios. A princípio, a corporação era subordinada à Polícia Militar do Amazonas e, posteriormente, conquistou a independência e passou a abranger muitas outras modalidades de atuação, além do combate aos incêndios.
Entrega do Espadim
Durante a solenidade, os 51 alunos do curso de formação de oficial receberam o Espadim, que é uma pequena espada e representa um importante passo dentro da carreira militar. O rito materializa o início da jornada do aluno até o oficialato.
“Nesse período, eles recebem o Espadim, que representa o oficialato, e depois caminham para, daqui um ano e meio, receber a espada e seguir a carreira de oficial do Corpo de Bombeiros. São 51 alunos que receberam o espadim acompanhados de seus familiares e padrinhos, que estão celebrando com eles nesse momento, justamente no nosso aniversário de 148 anos”, concluiu o comandante-geral do CBMAM.
A tradição homenageia o Espadim usado pelo Imperador Dom Pedro II, que criou o primeiro Corpo Provisório de Bombeiros do Brasil. A pequena espada carrega o lema “Vidas alheias e riquezas salvar”, que é a missão de todo bombeiro militar.