Há 55 minutos
A visita visa apoio técnico ao município por meio da Companhia
Foto: Divulgação/Cosama
O Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), enviou uma equipe técnica ao município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) para realizar um diagnóstico situacional do sistema de abastecimento de água da cidade, com a finalidade de levantar dados específicos da área operacional para elaboração de um relatório técnico.
A equipe composta por dois engenheiros e uma analista química da diretoria de operações, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Presidente Figueiredo, realizaram inspeções técnicas para diagnosticar as condições de uso e estado de conservação das suas partes constituintes, compreendendo os processos de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água.
O sistema de captação de água do município é misto, parte é abastecido por manancial de superfície (fonte) e outra parte por poços tubulares. O manancial de superfície do município é um afloramento de uma nascente nomeada de Estação Santa Cláudia. Atualmente, na área urbana, o município possui três poços de captação (Estação Andorinha, Estação Curió e Estação Residencial Galo da Serra II). O SAAE também abastece mais duas comunidades próximas ao município, Comunidade Maroaga, bastecida por dois poços, e Comunidade Nova Aliança, abastecida por uma fonte.
Foto: Divulgação/Cosama
Segundo a engenheira civil e sanitarista Juciana Pontes, a visita acontece para prestar um apoio técnico ao município no fornecimento de água, após solicitação da prefeitura municipal ao Governo do Estado, por meio da Casa Civil.
“Saímos pelos bairros para conhecer e entender como é feita a distribuição de água na cidade, onde visitamos todas as áreas necessárias para que, através desse levantamento, a gente consiga ter um diagnóstico se aquela reservação atende às demandas de cada local, e o que podemos fazer para trazer melhorias, ajustar e entregar a melhor opção para a população por meio da qualidade de água”, explicou Juciana Pontes. A equipe está elaborando um relatório que será apresentado à Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo.