Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > De forma antecipada, Governo do Amazonas traça alternativas para enfrentar a estiagem neste ano
Amazonas

De forma antecipada, Governo do Amazonas traça alternativas para enfrentar a estiagem neste ano

26 de abril de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Planejamento de medidas foi apresentado pelo titular da Sedecti, Serafim Corrêa, durante a 307ª reunião do Codam

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico (Sedecti), apresentou de forma antecipada, durante a 307ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), na quinta-feira (25/04), as alternativas para enfrentamento da estiagem neste ano, como a dragagem dos rios e a instalação de um píer provisório para atracação de navios, projeto do Grupo Chibatão.

De acordo com o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, após os resultados da batimetria (medição da profundidade dos rios) na Enseada do Madeira e na região do Tabocal, constatou-se uma média de dois metros a menos em comparação ao ano passado. Com todos os recursos tecnológicos disponíveis, será possível realizar a dragagem exatamente conforme necessário, em condições superiores às da dragagem de emergência feita no ano passado.

“A primeira alternativa é aquela que, com a graça de Deus, se o fenômeno El Niño funcionar efetivamente, nós teremos água suficiente para não enfrentarmos uma estiagem tão forte quanto a do ano passado. Em segundo lugar, foi a iniciativa do governador Wilson Lima, em conjunto com o governo federal, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente Lula e o ministro Silvio e Costa, para realizar a dragagem dos pontos cruciais para a navegabilidade”, destacou o secretário.

 

Píer provisório

A terceira alternativa apresentada pelo titular da Sedecti, que está sendo planejada pelo Grupo Chibatão, é a instalação de um píer provisório para atracação de navios, eliminando a necessidade de retorno do navio.

“Se o navio não conseguir passar, ele terá a opção de utilizar um píer provisório para o transbordo da carga do navio para balsas. Isso permitirá uma operação simultânea, imediata e rápida. Embora isso implique em um custo um pouco mais elevado, será infinitamente menor do que no ano passado. Assim, as alternativas estão estabelecidas e vamos avançar”, explicou Serafim Corrêa.

De acordo com o diretor-executivo geral do Grupo Chibatão, Jhony Fidelis, para que o projeto do píer funcione, a empresa irá realocar parte da estrutura física do porto de Chibatão para uma região antes do problema. Para ancorar essa estrutura móvel, é necessário realizar adaptações e ajustes técnicos, permitindo a atracação do navio e o transbordo da carga para facilitar sua passagem.

“No pior cenário, onde o navio não PODE passar devido à falta de tempo hábil para a dragagem, a operação será da seguinte forma: descarregar 100% da carga do navio para as balsas, que poderão então navegar até Manaus com segurança, entregando a carga tanto para o comércio quanto para a indústria”, detalhou Fidelis.

Com essa alternativa, segundo Jhony Fidelis, a média atual em Manaus é que cada navio chegue com mil contêineres para atender tanto à indústria quanto ao comércio. “Acreditamos que, se esses navios chegarem com essa quantidade de carga, aproximadamente 16 balsas serão suficientes para realizar o transbordo da carga do navio para a balsa, permitindo assim que estas naveguem até Manaus”, avaliou.

FOTOS: Bruno Leão/ Sedecti e Divulgação/Chibatão

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti): Rebeca Mota (92 98433-6251)

  

Tags:capaEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Ministério da Justiça confirma que o Amazonas obteve a maior redução da taxa de homicídio dentre as 27 Unidades da Federação

Por administrador
Amazonas

Seas promove Oficina de Alinhamento sobre o programa Auxílio Estadual

Por administrador
Amazonas

Agência Reguladora promove diálogo para fortalecer a regulação do transporte intermunicipal na BR-319

Por administrador
Amazonas

Balanço 2025: Ipaam registra aumento superior a 14% no número de licenças ambientais de mineração

Por administrador
Amazonas

Governo no Amazonas avança no fortalecimento da Rede de Proteção a Mulheres no Amazonas

Por administrador
Amazonas

Festival de Férias promove caça ao tesouro educativa no Centro Cultural Povos da Amazônia

Por administrador
Amazonas

Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Nhamundá assinam Termo de Cooperação para implantação de base da corporação no município

Por administrador
Amazonas

Cetam lança novo site de inscrições com navegação mais simples e recursos de acessibilidade

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima dá início às atividades do Barco Hospital São João XXIII em 2026 e destaca mais de 200 mil atendimentos realizados

Por administrador
Amazonas

Sema Amazonas reforça cooperação entre estados em reunião do Fórum de Secretários da Amazônia Legal

Por administrador
Amazonas

Com notas superiores a 900 na Redação do Enem, egressos da rede estadual se preparam para a universidade

Por administrador
Amazonas

Sine Amazonas divulga 106 vagas de emprego para esta sexta-feira

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?