Rephrase my Neste dia 1º de novembro, mês que marca a luta contra a diabetes e a ostomia, o deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) reforça seu compromisso com a saúde da população do Amazonas, propondo importantes Projetos de Lei que visam à conscientização e prevenção dessas doenças. Sensível à necessidade de promover políticas públicas mais inclusivas e acessíveis, o parlamentar apresentou iniciativas que buscam não apenas informar, mas também garantir melhores condições de vida para os portadores de diabetes e ostomia.
O Projeto de Lei (PL) nº 886/2023, em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), instituirá o “Mês de Conscientização e Prevenção do Diabetes” no Estado, denominado “Novembro Azul”.
A medida terá como marco o Dia de Conscientização e Prevenção do Diabetes no Amazonas, celebrado em 14 de novembro. Durante esse período, serão intensificadas ações educativas e de prevenção, voltadas para o combate ao diabetes, promovendo maior conscientização sobre as causas, tratamentos e impactos da doença na vida das pessoas.
Para Cristiano, o projeto visa conscientizar e prevenir o diabetes, oferecendo informações detalhadas sobre a doença, suas causas, tratamentos e os efeitos que pode ter na saúde das pessoas. “Incentivando a criação de políticas públicas e iniciativas da sociedade civil que ajudem os portadores de diabetes a viverem com mais qualidade de vida”, destacou o parlamentar.
O PL também tem como objetivo garantir que a população seja melhor orientada quanto aos fluxos de atendimento na rede de saúde local, facilitando o acesso a cuidados essenciais e incentivando a adoção de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada. “Nosso intuito é detectar novos casos de diabetes e iniciar o tratamento rapidamente, além de prestar todo o apoio necessário às pessoas que já estão em tratamento”, completou.
‘Novembro Verde’
Outro projeto proposto por Cristiano D’Angelo é o PL nº 23/2024, que busca instituir a campanha “Novembro Verde”, focada na conscientização e sensibilização da população quanto à ostomia.
A campanha foi realizada anualmente durante o mês de novembro, por meio de ações que destacaram a importância da prevenção e do tratamento de complicações relacionadas à ostomia.
“Sabemos dos desafios físicos e psicossociais enfrentados pelas pessoas ostomizadas. Por isso, é fundamental que haja um esforço contínuo para promover a conscientização sobre a ostomia, combater estigmas e garantir suporte adequado a esses pacientes”, ressaltou o deputado.
Cristiano acredita que o projeto trará impactos positivos na sociedade, promovendo uma compreensão mais ampla da ostomia e desmistificando o tema, o que contribuirá para uma maior inclusão e respeito.
“A campanha ajudará a construir uma sociedade mais inclusiva e compassiva, permitindo que essas pessoas vivam com mais dignidade e confiança. Além diss