Comprometendo-se em apoiar o projeto de equoterapia e a implementação do Centro em Manacapuru (distante a 68 quilômetros de Manaus), o deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) esteve acompanhando a reforma e coletando informações detalhadas sobre o andamento da obra, incluindo prazos e orçamentos.
Segundo o deputado Cristiano D’Angelo é uma oportunidade para conhecer o progresso do projeto, entender necessidades e desafios. “Firmo meu compromisso sempre com as questões socioeducacionais e de saúde. Venho contribuir para o sucesso do Centro de Equoterapia em Manacapuru, com meu apoio legislativo à iniciativa”, afirmou o parlamentar.
“A equoterapia é uma forma eficaz de terapia que utiliza cavalos como ferramenta terapêutica para ajudar pessoas com uma variedade de necessidades físicas, mentais e emocionais. Esse centro com certeza beneficiará a comunidade local, oferecendo serviços terapêuticos que podem melhorar a qualidade de vida de muitos indivíduos”, destacou Cristiano D’Angelo.
Ainda segundo o parlamentar, a pessoa com deficiência física ou cognitiva, quanto mais estimulada, melhor será a qualidade de vida e terá maior chance de uma inclusão social.
Ele enfatiza que a equoterapia é um meio de reabilitação que busca concentração, atenção, disciplina, motivação, aumento de autoestima e confiança. Além disso, faz com que a pessoa se torne mais sociável, facilitando o processo de inclusão na sociedade.
“É importante garantir que a construção do centro seja realizada com atenção aos detalhes, garantindo a segurança dos participantes, bem-estar dos animais e acessibilidade para todos. Além disso, é significativo destacar que o projeto trará uma maior promoção e conscientização sobre os benefícios da equoterapia, sendo fundamentais para atrair participantes e apoio da comunidade manacapuruense”, ressaltou o parlamentar.
A equoterapia é uma metodologia de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar, voltado para o desenvolvimento da pessoa com deficiência. Durante a terapia são realizadas posturas semelhantes às do volteio, porém adaptadas para os praticantes de equoterapia, respeitando a idade, patologia, necessidade e potencialidade do praticante.